• Matéria: História
  • Autor: Duxdsss
  • Perguntado 3 anos atrás

..] é frequente, no patrimonialismo, o aparecimento de fenômenos sociopolíticos como o nepotismo (palavra que vem do latim nepos e que quer dizer descendente). A prática do nepotismo consiste em familiares de um determinado detentor de cargo [...] (prefeito, deputado, presidente etc.) serem beneficiados por ele, que lhes emprega, valendo-se da influência que tem em cargos [...] auxiliares: assessoria, secretaria etc [...].   

Esse texto destaca a diferença entre

democracia e república.
economia e cultura.
educação e saúde.
judiciário e legislativo.
público e privado.​


0000110829960xsp: RESPOSTA É D
0000110829960xsp: CONFIA

Respostas

respondido por: Vitorlink16
3

Resposta:

Alternativa (D)

Explicação:

O patrimonialismo foi implantado no Brasil pelo Estado colonial português quando o processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades.

Resumindo fala sobre o poder judiciário e legislativo.

respondido por: martinkoliveira
0

O texto apresentado destaca a diferença entre judiciário e legislativo, e por isso está correta a letra D.

Diferenças entre poder Legislativo e poder Judiciário

O dois poderes acima apresentados possuem algumas diferenças bastante significativas, mas principalmente a área de atuação de cada um. O poder Legislativo pode ser compreendido como aquele que atua na criação de leis, enquanto que o poder Judiciário é aquele que zela pelo cumprimento dessas leis. Ou seja, um complementa o outro.

É essa diferença que destaca o texto apresentado, que disserta sobre o nepotismo, que é a prática de colocar familiares dentro de um determinado cargo somente por ter poderes políticos.

Veja mais sobre os três poderes:

https://brainly.com.br/tarefa/25782044

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares