Respostas
Resposta:
"Essa estrutura com a presença de seis elementos da comunicação foi divulgada por Roman Jakobson, linguista russo e um dos grandes teóricos que apresentaram ao mundo estudos referentes à linguagem e à comunicação.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente. Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, diz-se que houve ruído na comunicação, o que significa dizer que ela não foi bem-sucedida. Nesse sentido, é importante conhecermos os elementos, para que possamos fazer um bom uso deles e estabelecermos atos comunicativos eficazes.
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz.
Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual.
Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
Canal ou veículo — o meio pelo qual a mensagem é difundida, divulgada, o seu veículo condutor.
Código — a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
Para melhor ilustrarmos os elementos, tomemos como exemplo uma aula expositiva, ministrada por uma professora de língua portuguesa sobre elementos da comunicação."
Explicação: