• Matéria: História
  • Autor: lindaevelindasp8qly1
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTE
Preciso de uma redação falando sobre o fim da segunda guerra mundial e o acordo de paz

Respostas

respondido por: recordsg72
0

Resposta:

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas. A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.

O final da guerra ter-se-á precipitado quando Adolf Hitler deslocou uma grande parte das suas tropas para o Cáucaso, fonte de petróleo da União Soviética. Na célebre batalha de Stalingrado (de setembro de 1942 a fevereiro de 1943), mais de um milhão de soldados alemães morreram e os nazis sofreram um revés de que nunca recuperaram. No entanto, só em fevereiro de 1945 as forças da URSS invadiram a Silésia e a Pomerânia, ao mesmo tempo que as forças Aliadas ocidentais entravam na Alemanha e se aproximavam do rio Reno

Em março de 1945, os aliados americanos, ingleses, canadianos e franceses atravessaram o norte do Reno e o sul do Ruhr, cercando as forças nazis, enquanto os soviéticos avançaram para Viena. No início de abril, as forças de aliados ocidentais finalmente ganhavam terreno em Itália e atravessavam a Alemanha Ocidental, enquanto as forças soviéticas invadiam Berlim; as duas forças encontraram-se nas margens do Elba, a 25 de abril. No dia 30, o Reichstag foi capturado, simbolizando a derrota militar do Terceiro Reich e de Hitler, que se tinha suicidado no seu bunker, uns dias antes.

As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se e a 7 de maio e a Alemanha assina a rendição primeiro perante os aliados do bloco ocidental – que adotam a data de 8 como o final da guerra – e depois como a União Soviética, para quem o dia 9 marca o fim do conflito.

Acordo de paz.

Após a capitulação da Alemanha, em maio de 1945, os países aliados (Inglaterra, França e Estados Unidos) e a União Soviética realizaram várias conferências antes de terminar a guerra e após o término da batalha na tentativa de consolidar os acordos de “paz” entre as nações no mundo pós-guerra.

As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.

No mês de fevereiro de 1945, antes do término da guerra, o presidente norte-americano (Roosevelt), o primeiro ministro inglês (Winston Churchill) e o líder comunista soviético (Josef Stálin) reuniram-se na Conferência de Yalta (Rússia) para definir as estratégias finais para derrotar a Alemanha nazista (o que culminou no dia D) e como iriam dividir entre si os territórios no pós-guerra. Ou seja, as três potências bélicas dividiram a Alemanha e a Áustria em zonas de ocupação, além disso, definiram novas fronteiras na Europa oriental.

No mês de julho de 1945, as duas potências mundiais, EUA e a União Soviética, dividiram o mundo em zonas de influência, na Conferência de Potsdam (Berlim), deliberaram sobre o destino da Alemanha e de outras nações europeias e do Japão.

Durante os acordos de paz, as nações vitoriosas logo criaram uma nova Sociedade das Nações, a Organização das Nações Unidas (ONU). A Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação: a zona francesa, a inglesa, a norte-americana e a zona soviética. A capital, Berlim, ficou dividida em duas partes de influências, uma socialista e a outra capitalista. Outra preocupação das nações se constituiu na desmilitarização e no desarmamento da Alemanha. As indústrias alemãs foram transferidas (o capital) para Inglaterra e França. Mais uma vez, a Alemanha sofreria duras perdas, a perda bélica e a diplomática. Grande parte da população alemã no período pós-guerra foi duramente penalizada com a fome e a miséria que assolava duramente o país.

No oriente, o Japão sofreu duras sanções econômicas, o país foi ocupado pelos norte-americanos e desmilitarizado. O mundo no pós-guerra se tornou bipolarizado, ou seja, foi dividido em duas grandes áreas de influências, uma socialista e outra capitalista.

O bloco socialista era liderado pela União Soviética e reunia países que incorporaram o regime socialista como a Polônia, a Tchecoslováquia, a Hungria e a Coreia do Norte. O bloco capitalista foi liderado pelos EUA e agrupou nações que adotaram o regime capitalista, como Bélgica, Holanda, França e Brasil.

Os acordos entre os países aliados no período pós-guerra tinham como principal objetivo propiciar a paz mundial após os horrores causados pela Segunda Guerra, entretanto, as disputas pela hegemonia mundial entre a União Soviética (Socialista) e os EUA (Capitalista) levaram ao início da Guerra Fria.

Perguntas similares