Respostas
Resposta: Por que a Rússia não quer a expansão da Otan para o leste
A Ucrânia é atualmente um "país-associado" à Otan, o que significa que pode se unir à organização no futuro.
Para o governo russo, a inclusão de seus vizinhos na aliança é uma tentativa dos americanos e das potências europeias de cercar seu território, o que configuraria uma ameaça à Rússia. "Para os EUA e seus aliados, é a chamada política de detenção da Rússia, com óbvios dividendos políticos. E para nosso país, é uma questão de vida ou morte, é uma questão do nosso futuro histórico como povo. Não é exagero. É uma ameaça real não só aos nossos interesses, mas à própria existência do nosso Estado e sua soberania", disse Putin ao anunciar a invasão da Ucrânia em 24/02.
E para tentar conter o que classifica como ameaça, Putin vem exigindo ao longo dos últimos anos que a Otan cesse suas atividades militares no leste da Europa e forneça garantias de que a Ucrânia não será aceita na organização.
Resposta:
A principal relação entre a OTAN e o conflito entre Rússia e Ucrânia,é devido ao fato da Ucrânia ser um país "associado" da OTAN,ou seja um país que concorda e apoia suas políticas mas que não é oficialmente um integrante,podendo posteriormente entrar oficialmente na organização,porém para a Rússia isso é uma ameaça pois acreditam que essa seja uma maneira dos EUA cercar os seus territórios.