1. Explique o significado da hibridização cultural. (0,5 ponto).
2. Para contar o início da história grega faltam vestígios arqueológicos, esse período da história é conhecido através do Poema Ilíada e Odisseia. Escreva como é contada a história desses dois poemas.
3. A retração do comércio e da cultura material na Grécia não teve longa duração. Explique como foi possível remitarizar usos civilização.(0,5).
4. A grande inovação técnica dessa época foi o aprimoramento e a difusão do uso do ferro. Explique o que melhorou com a utilização do ferro.
5. A consolidação do poder romano sobre o mar Mediterrâneo se deu a partir dos conflitos conhecidos como Guerras Púnicas. Qual cidade foi o principal núcleo de rivalidade com a Roma Antiga naquele conflito?
6. Com o surgimento da pólis, também nasceu a cidadania. Explique quem era o cidadão grego.
7. Explique como era a organização social das civilizações que habitavam o mediterraneo.
8. O que aconteceu quando as cidades-estad
os passaram a abrigar grupos sociais bem diversificados.
9: Explique a frase: "a religião integrava os cidadãos e criava uma relação de pertencimento a pólis".
10. A construção de espaços públicos foi uma das marcas do urbanismo grego. Além de templos, eles criaram a ágora. Explique a importância da ágora para os gregos.
Respostas
Explicação:
1.Se trata de uma mistura de duas ou mais culturas, gerando de duas ou até mais culturas que gera uma com os elementos das antigas.
2.Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia;Odisseia narra o retorno de Ulisses, rei de Itaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.
3.A retração do comércio e da cultura material na Grécia não teve longa duração.A partir do século X a.C., começaram a aparecer sinais de revitalização do comércio com mercadores do Mediterrâneo oriental. A produção de cerâmica cresceu e a quantidade agrícola se expandiu.
4.(Não sei)
5.Foi a cidade de Cartago, localizada no norte da África, tornou-se a principal rival de Roma na disputa pelo domínio do Mar Mediterrâneo.