O Mercado, hoje, torna cada vez mais necessário o atendimento às normativas legais e às boas práticas impostas pela compliance, para isso, faz-se necessário que as empresas desenvolvam meios de tornar essas recomendações ações efetivas. A criação de um setor específico é crucial para a adoção de boas práticas de compliance. Nesse sentido, o profissional que atua nessa área deve estar preparado para atender aos seguintes requisitos:
( )Prestar suporte à alta administração, atuando de maneira subordinada e dependente, tendo como função identificar desvios de condutas nos níveis operacionais do negócio.
( )Auxiliar na realização das atividades de rotina da empresa, atendendo aos aspectos legais aplicados às altas esferas da empresa.
( )Tomar decisões estratégicas quanto aos objetivos do negócio, atuando de forma colaborativa na gestão da empresa, criando metas e procedimentos técnicos.
( )Preencher relatórios técnicos da área contábil, orientar os funcionários sobre a execução de suas funções e zelar pela segurança das atividades, criando meios de prevenção quanto a acidentes do trabalho.
( )Analisar criteriosamente os riscos operacionais, auxiliar na proposição de ações de prevenção e identificação de atos ilícitos, gerir os controles internos, normas e procedimentos.
Resposta correta: Analisar criteriosamente os riscos operacionais, auxiliar na proposição de ações de prevenção e identificação de atos ilícitos, gerir os controles internos, normas e procedimentos.
Respostas
Resposta:
Analisar criteriosamente os riscos operacionais, auxiliar na proposição de ações de prevenção e identificação de atos ilícitos, gerir os controles internos, normas e procedimentos
Explicação:
É função do profissional de compliance auxiliar na construção e aplicação de um programa de compliance, analisando os potenciais riscos aos quais a empresa está suscetível, auxiliando na proposição de ações de prevenção e identificação de atos ilícitos, gerindo os controles internos, as normas e os procedimentos.
Resposta:
Analisar criteriosamente os riscos operacionais, auxiliar na proposição de ações de prevenção e identificação de atos ilícitos, gerir os controles internos, normas e procedimentos.
Explicação:
O profissional que atua na área de compliance tem o dever de zelar pela idoneidade das atividades da empresa, avaliar a legalidade das operações e verificar se elas estão em conformidade a lei.