• Matéria: Geografia
  • Autor: jessicadsluz
  • Perguntado 3 anos atrás

Origem da marcaColgate​

Respostas

respondido por: sulsousa6
0

Resposta:

Colgate: mais de dois séculos de história

Explicação:

Em 1806, o jovem inglês Willian Colgate iniciou o seu próprio negócio de sabonetes, gomas e velas na cidade de Nova York. Como era extremamente determinado, o empreendedor apostou na altíssima qualidade, baixo custo e, claro, na fórmula certa para conquistar o exigente consumidor americano.

O negócio acabou decolando de vez e, depois da entrada e saída de alguns sócios na Colgate, Willian, acabou se tornando conhecido na cidade como o “magnata do sabão”. Mas esse apelido se deve a uma forte campanha de cunho apelativo que a Colgate fez massivamente em jornais matutinos, divulgando seus produtos.

Depois de alguns anos funcionando a todo vapor, a Colgate deu início ao seu programa de expansão e construiu uma nova fábrica na cidade de Nova Jersey. Mas por incrível que pareça, os principais produtos fabricados eram sabonetes e gomas. Mais e mais filiais foram sendo criadas em todos os EUA. A atenção plena desse empreendedor para as necessidades do público era invejável.

Depois do lançamento do seu primeiro sabonete perfumado em 1866, que foi comercializado por mais de 120 anos, a Colgate investiu em inovação e lançou mais uma novidade em 1873: a pasta dental. Esse produto iria revolucionar o mercado mundial de forma bastante expressiva.

Logo no início, o creme dentifrício, como era conhecido na época, era vendido em potes. Tratava-se de uma pasta cremosa e com um aroma extremamente agradável. A partir de 1896 é que o produto começou a ser embalado em tubos flexíveis como conhecemos hoje.

Para se ter uma ideia, em 1906, a Colgate comemorou 100 anos de fundação com uma extensa linha de produtos que tinham mais de 800 variáveis, causando uma verdadeira revolução em todo o mundo. A marca se tornou a preferência de 9 entre 10 consumidores.

Como os negócios iam de vento em polpa, a Colgate, que praticamente dominava o mercado de higiene bucal, deu início em 1911 a um projeto educacional de distribuição gratuita de escovas e pastas de dentes para crianças. O objetivo era ensinar, com a ajuda dos profissionais da área, a forma certa de escovar os dentes.

Esse foi o trampolim para a Colgate se estabelecer no mercado mundial. Em 1914, a marca expandiu os negócios para o Canadá e começou a exportar seus produtos para a Inglaterra. Na década de 1920, começou suas operações em vários países da Ásia, América Latina, Europa e África. A inteligência financeira dos seus administradores era surpreendente.

Em 1928, a Colgate, que se tornava uma gigante, firmou sociedade com a Palmolive, que era uma das pioneiras na fabricação de sabonetes com deliciosas fragrâncias. E com essa parceria de sucesso que unia produtos de higiene oral e pessoal (sabonetes), o resultado foi um considerável aumento nas vendas.  Em 1953, a empresa passou a se chamar Colgate-Palmolive.

Do início dos anos 1960 em diante, a inovação foi o diferencial dessa marca que é referência em higiene. A primeira pasta de dente com adição de flúor e o primeiro gel dental, são ótimos exemplos. Em 1989, o faturamento da empresa atingiu a bagatela de U$ 5 bilhões.

Em 1998, a solidez da marca Colgate era tanta no mercado norte americano, que ela se tornou líder de vendas de cremes dentais. Nos anos seguintes, uma extensa linha de produtos que promoviam a correta higiene bucal foi lançada.

As famosas pastas branqueadoras com alta tecnologia e os seus poderosos enxaguantes bucais se tornaram o carro-chefe da marca. A Colgate parecia querer dominar o mundo com seus produtos e expandiu os negócios para Rússia, China e Europa Central.  Essa é a prova cabal de que inovação sempre é uma boa pedida.

Perguntas similares