1-Com a instalação da Família Real de Portugal no Brasil, em 1808, o país ganhou status de sede de monarquia portuguesa e modificou a situação político-econômica predominante, por meio do decreto da “Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas”. Além de liberar os portos para o comércio internacional, esse decreto: a) marcou o fim do pacto colonial, na medida em que extinguiu o monopólio comercial lusitano e propiciou a proeminência inglesa no Brasil. b) estimulou a expansão das companhias de comércio europeias que se estabeleceram nos principais portos do Brasil. c) proporcionou um intenso movimento de negociações mercantis nas cidades brasileiras, provocando divergências e choques de interesses entre a Inglaterra e demais nações europeias. d) provocou o crescimento da produção manufatureira no Brasil, não só pela ampliação do mercado interno, como também pela abertura de novos mercados internacionais. e) criou condições para que a indústria têxtil brasileira pudesse concorrer com a inglesa, colocando no mercado produtos mais baratos e de boa qualidade.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra a.
Explicação:
a) marcou o fim do pacto colonial, na medida em que extinguiu o monopólio comercial lusitano e propiciou a proeminência inglesa no Brasil.
A Inglaterra não só passou a comercializar diretamente com o Brasil como os ingleses chegaram a impor vantagens em relação a : tarifas, exploração de madeira, acordos sobre trafico de escravos, exclusividade de fornecer determinados produtos como tecidos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás