Fisiologia da lactação
A lactação assinala a finalização do ciclo reprodutivo de mamíferos. Ao nascimento, os bebês humanos são os mais dependentes e imaturos dentre todos os animais, com exceção dos marsupiais. Assim, o leite materno tem como objetivo nutrir adequadamente os neonatos em desenvolvimento e garantir a sua sobrevivência.
A produção e secreção desse leite ocorre em resposta a um complexo hormonal de maturação das glândulas mamárias presentes desde a puberdade até a gravidez. Entretanto, a formação de elementos rudimentares da glândula mamária inicia ainda no período embrionário.
Na puberdade, as estruturas glandulares e ductais dessa glândula se multiplicam e, na gravidez, a maturação ocorre de fato, culminando na produção de copiosas quantidades de leite que substituirão a nutrição anteriormente exercida pela placenta.
A reprodução humana não está limitada ao ato da fecundação e gestação, mas também no período de amamentação. Assim, como a produção de gametas e gravidez, a lactação humana depende de hormônios para que ocorra. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre qual é o hormônio responsável pelo crescimento das glândulas mamárias e lactação.
Alternativas
Alternativa 1:
FSH.
Alternativa 2:
estrogênio.
Alternativa 3:
gonadotrofina.
Alternativa 4:
prolactina.
Alternativa 5:
LH.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Alternativa 4. PROLACTINA
Explicação:
A prolactina é um hormônio produzido na hipófise e está diretamente relacionada ao aleitamento. Algumas vezes, podemos identificar um aumento nos seus níveis sanguíneos – hiperprolactinemia. Devido à importância do assunto, trouxemos informações sobre as causas, sintomas e os tratamentos da prolactina alta.
princesazelda:
PROLACTINA/ PAG 32 SLIDE 8 AULA
respondido por:
0
Resposta:
alternaiva 4
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás