Respostas
Resposta:
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política fundada pelo Partido Comunista do Brasil em 1935.
O manifesto público da Aliança, lido na Câmara dos Deputados no dia 17 de janeiro de 1935 pelo deputado Gilberto Gabeira, representante dos trabalhadores, expressava a indignação do povo com relação à situação política e econômica do Brasil em decorrência do governo de Getúlio Vargas.A organização surge quando um grupo de intelectuais e militares, socialistas e comunistas descontentes com o governo de Getúlio Vargas, se reúne e começa a elaborar as bases para lutar contra o fascismo, o imperialismo e o integralismo, que era o principal objetivo do então presidente Vargas. Importa referir que a Ação Integralista Brasileira (AIB), organização política de bases fascistas, criada em 1932, contava com o apoio de Vargas.
Luís Carlos Prestes, conhecido com o “Cavaleiro da Esperança”, era o presidente de honra da ALN e era bastante conhecido, uma vez que entre 1925 e 1927 tinha comandado o movimento Coluna Prestes, uma luta contra as elites. Assim, em pouco tempo a aliança ganha aliados à medida que milhares de cidadãos se filiam à ANL. Na sequência, tornam-se frequentes os conflitos entre integralistas e aliancistas, tal como são conhecidos respetivamente os membros da AIB e da ANL.
A atividade dos aliancistas dura poucos meses, pois a aliança se torna ilegal em julho de 1935, a partir de um discurso exaltado de Carlos Prestes, em que o mesmo propõe a queda do governo.
Mediante essa agitação iniciada por Prestes, o presidente da república, que teme a popularidade da Aliança, manda fechar a organização tendo como base a Lei da Segurança Nacional - chamada de “Lei Monstro” pela oposição.
Explicação:
Programa Político da ANL
Suspensão do pagamento da dívida externa do Brasil
Luta contra o latifundiário e o imperialismo
Defesa da reforma agrária
Nacionalização de empresas estrangeiras
Garantia da democracia
Constituição de um governo popular