DEPOIMENTO 1 -
e penetrante de O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado cadáveres Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros: um soldado apoia seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponivel. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. No cemitério de Langermak, os restos de uma matança foram empilhados e os mortos ficaram acima do nível do chão BINDING, Rudolf Um fatalista na guerra.
DEPOIMENTO 2-
Os ratos me interrompiam. Eles eram gordos, cinzentos e atrevidos. Um deles apareceu às 3 horas da manhã, ficou olhan- do para mim e guinchando. Quando já não antevia nenhuma possibilidade de ir me dei- tar, fiquei tão enfurecido que o ataquei com uma vara, com o que espirrei tanta lama na minha cara que, depois, tive de passar uma hora a tirar uma enorme quantidade que me atingira o olho. Errei a pontaria e fiquei a imaginar o rato com uma das patas sobre o nariz a gozar com a minha cara.
1 Compare os dois relatos: que impressões cada um deles provocou em você? Eles apresentam pontos em comum? Se sim, quais?
2 Durante o confronto, qual era o valor da vida humana? Aponte trechos dos depoi- mentos que justifiquem sua resposta.
3 que a experiência da guerra pode ter provocado nos soldados sobreviventes?
4 Imagine que você é um alemão que decide, em 1915, denunciar a guerra e os in- teresses imperialistas que estão por trás do conflito. Escreva um manifesto em defesa da paz e apresente aos colegas.
Respostas
Resposta:
Oi, gil.
1. Compare os dois relatos: que impressões cada um deles provocou em você? Eles apresentam pontos em comum? Se sim, quais? Os dois relatos são bastante semelhantes, pois retratam a guerra de uma forma bastante crítica. Eles mostram a dureza da guerra e as condições terríveis em que os soldados viviam.
2. Durante o confronto, qual era o valor da vida humana? Aponte trechos dos depoimentos que justifiquem sua resposta. Durante o confronto, o valor da vida humana era bastante baixo. Isso fica claro nos trechos em que os soldados são descritos como sendo empilhados uns sobre os outros ou quando ignoram cadáveres na agua para usufruir da única que resta.
3. Que a experiência da guerra pode ter provocado nos soldados sobreviventes? Um sentimento de desesperança, uma vez que eles testemunharam a morte de muitos companheiros e viveram em condições terríveis.
4. Imagine que você é um alemão que decide, em 1915, denunciar a guerra e os interesses imperialistas que estão por trás do conflito. Escreva um manifesto em defesa da paz e apresente aos colegas.
"Meus amigos alemães,
Estou aqui hoje para condenar a guerra em que o nosso país está agora envolvido. Este não é um conflito justo, mas alimentado pela avareza de nossa classe dominante. Eles nos atraíram para essa luta com falsas promessas de grandeza e honra, mas tudo o que temos que esperar é morte e ruína.
Exorto-vos a se oporem a esta guerra e defenderem a paz. Vamos demonstrar ao mundo que somos uma nação de pacificadores, não de belicistas. Temos potencial para ser a geração que finalmente quebra o ciclo da violência.
Então, meus companheiros alemães, eu imploro que fiquem ao meu lado e digam NÃO a esta guerra. Vamos trabalhar juntos para criar um futuro melhor, que seja pacífico e próspero para todos."
Espero ter ajudado.