O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solúveis, diminui os níveis de colesterol plasmático. Elas se ligam a sais biliares, aumentando a sua excreção. Os sais biliares perdidos nas fezes são repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Além disso, a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais produz ácidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a síntese de colesterol no fígado. Marzzoco, anita; torres, bayardo baptista. Bioquímica básica. Rio de janeiro: guanabara koogan, 2007. P. 249. Com base na composição e na morfologia dos sais biliares e das fibras solúveis, pode-se inferir que a as fibras apresentam natureza química proteica, e sua hidrólise se deve à sua solubilidade nos sais biliares. B a bile é uma solução de caráter emulsificante derivada do colesterol e sintetizada na vesícula biliar. Sua secreção ocorre na luz do duodeno. C possuindo como principal componente orgânico o ácido cólico, os sais biliares possuem propriedade de emulsificar as gorduras. D o consumo de fibras alimentares de celulose não apresenta caráter benéfico na redução do colesterol, sendo úteis apenas para otimizar a peristalse. E o colesterol circulante, quando reduzido por ação da secreção da bile, não fornece proteção em relação às doenças cardiovasculares
Respostas
Resposta:
A) Porque a elevação dos colesteróis prejudiciais, em especial o LDL atua obstruindo vasos sanguíneos como as artérias coronárias (do coração) podendo causar infarto do miocárdio, aterosclerose cerebral podendo produzir um acidente vascular cerebral (AVC - popularmente conhecido como derrame cerebral), aumento da pressão arterial, entre outros prejuízos. Outras maneiras além da ingestão de fibras alimentares para diminuir o colesterol LDL são reduzir a ingestão de alimentos fritos e ricos em colesterol/gordura e a pratica regular de exercícios físicos. Está comprovado que a prática de exercícios físicos regulares podem transformar o colesterol ruim (LDL) em colesterol bom (HDL), que é utilizado por exemplo para a produção de hormônios, e o HDL combate alguns danos causados pelo LDL.
B) Saponificar (transformar em sabão mesmo) as gorduras para que estas, junto com a lipase pancreática sejam digeridas a tamanhos que possam ser absorvidas pelo intestino delgado.
Explicação:
Fonte: livros e estudos de endocrinologia, fisiologia humana (em especial o Guyton - Tratado de Fisiologia Médica) e gastrenterologia há décadas.