O ato de brincar é importante e sempre ocupou um lugar privilegiado no universo infantil. Hoje, a consciência sobre o valor do ato de brincar constitui objeto de estudo de historiadores, psicólogos, sociólogos, antropólogos, educadores que asseveram ocorrer, por intermédio de brincadeiras e jogos, a construção da cultura infantil, do arcabouço psíquico, sensorial e social das crianças.
BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de história da educação, v. 4, 2005.
Sobre a história da brincadeira, do brinquedo e do jogo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Ao desenvolver estudos no contexto francês, Ariès, nos faz refletir sobre o ator de brincar das crianças da corte do século XVII, visto que já era possível compreender a diferença entre as brincadeiras de ricos e pobres.
Alternativa 2:
Era parte do dia a dia das crianças participar dos jogos de azar, assim como a brincadeira cabra-cega era direcionada para a vida adulta. Ambas as práticas seguem atualmente como corretas.
Alternativa 3:
As crianças passavam a realizar brincadeiras voltadas ao mundo adulto, por volta dos quatro anos de idade e já buscavam vivenciá-las como adultos.
Alternativa 4:
Os brinquedos apresentados por Ariès na Idade Média e Moderna foram: pião, cavalos de pau, bonecas, pipa, arco e flecha e jogos de malha.
Alternativa 5:
Para Platão o ato de brincar era considerado importante, entretanto, não necessariamente apresentava valor de aprendizagem.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
Pag 17 do livro
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás