• Matéria: História
  • Autor: samuelino
  • Perguntado 3 anos atrás

O cristianismo entende que a humanidade desde sua origem edênica está corrompida devido ao pecado de nossos ancestrais, influenciando diretamente a relação entre humanidade e divindade, tornando o destino natural do ser humano pecador o próprio inferno de condenação. Sabemos, contudo, que o Criador manifestou sua misericórdia para com a criação, providenciando a salvação através de seu Filho Jesus. A dinâmica da salvação, no entanto, tem alguns entendimentos diferentes no próprio meio cristão, a visão monergista, diretamente relacionada a Lutero, Calvino e outros principais reformadores, entende que “(...) ao Senhor pertence a salvação” (BÍBLIA, Jonas,2,9), dessa forma a humanidade teria um papel mais passivo no acontecimento da salvação, é Deus quem nos elege mediante sua “sábia, eterna e amorosa vontade” como destaca Costa (2018). Enquanto a perspectiva sinergista, comumente atribuída a Pelágio e Armínio condenadas pelo Sínodo de Orange (529 d.C.), promove o entendimento de que, para alcançar a salvação a humanidade precisa necessariamente voltar-se a Deus, isso se daria pelo arrependimento e pela fé, adquiridas pelo ouvir e conhecer a verdade de Deus.



BIBLIA, A Bíblia Sagrada, Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil, 2 ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.



Diante disso, analise as afirmações a seguir:



I – A teologia reformada calvinista entende que Deus elegeu previamente os que serão salvos, entendendo que a Graça do Senhor é irresistível, logo se identificando dentro do espectro monergista.

II – A frase: “Para ser salvo, o ser humano precisa dar um passo em direção a Deus e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador”, pode ser classificada como sinergista no que se refere a soteriologia.


I​II – Na perspectiva arminiana, predominantemente adotada nas denominações pentecostais clássicas, percebe a necessidade da ação humana em direção a Deus, podendo ser apercebida no espectro monergista.

IV – O pecado do ser humano neutralizou sua capacidade de escolher o bem, nesse entendimento, é o Espírito que trabalha nos eleitos provocando na humanidade a necessidade de escolha por Deus. Nesta perspectiva, entendemos que é Deus quem age de início ao fim da salvação, podemos classificar este fenômeno dentro do espectro monergista.



Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: sidneism1
3

Resposta:

Alternativa 4 - I,II e IV apenas

Explicação:

A afirmação III, a perspectiva arminiana possui o aspecto sinergista e não monergista

Perguntas similares