Respostas
Oiee, boa noite! :)
Os átomos, segundo o modelo de Dalton, são partículas minúsculas, sem cargas, indivisíveis e indestrutíveis, como se fossem esferas maciças. Dessa forma, ficou conhecido como modelo bola de bilhar.
O modelo de Thomson, por sua vez, considera o átomo como uma esfera com carga positiva distribuída uniformemente, e essa carga seria neutralizada pela presença de cargas negativas. Assim, a analogia entre o modelo de Thomson e um pudim de passas é bastante comum. O pudim seria o átomo e as passas seriam as cargas negativas.
Rutheford propôs um modelo em que o átomo seria constituído por um núcleo denso e com carga positivo, ao redor do qual orbitavam os elétrons. Por isso, esse modelo é geralmente conhecido como modelo planetário. Mas vale ressaltar, que o fato dos elétrons orbitarem em torno do núcleo, contrariava as leis da física clássica. Pois, já naquela época sabia-se que partículas carregadas negativamente, que circulam ao redor de partículas com cargas positivas, perdem energia gradualmente e percorrem uma órbita em espiral até o centro.
Então, para tentar contornar essa falha do modelo Rutheford, o físico dinamarquês Niels Bohr sugeriu que os elétrons ocupam órbitas específicas de acordo com o nível energético e só poderiam atingir outra órbita se ganhasse ou perdesse uma certa quantidade de energia. Portanto, o modelo proposto por Bohr conseguiu explicar uma das questões não respondida pelo modelo de Rutherford.
Sendo assim, o estudante cometeu um total de 0 erros!
Espero ter ajudado!! Bons estudos!! Bjss ✨