Ao desenvolver as atividades de desenho, como forma de comunicação e linguagem, o professor deve entender que os mesmos se constituem como etapas de desenvolvimento na criança, onde todas as sensações e impressões que possui do mundo e de seu corpo serão materializadas no desenho. De acordo com os estudos realizados, qual a importância que o desenho apresenta como etapa de desenvolvimento e alfabetização?
Respostas
O desenho revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes.
O desenho é uma atividade importante para desenvolver percepção motora e de cor, noção espacial, coordenação e é considerado o primeiro estágio da alfabetização. A partir do desenho, a criança se expressa de maneira clara e objetiva, traduzindo frases, emoções e sentimentos em um rabisco. Pode se relacionar, portanto, com os anos iniciais de aprendizagem da escrita e do alfabeto.
O Desenho para Piaget:
Segundo Piaget, desenhos infantis são mais do que meros rabiscos. Eles carregam conceitos e são uma forma que a criança tem de ir além do que ela vê. O psicólogo suíço dividiu o desenho em seis fases:
- Garatuja Desordenada
- Garatuja Ordenada
- Pré-Esquematismo
- Esquematismo
- Realismo
- Pseudonaturalismo.
Desta forma, incluir o desenho na prática pedagógica na Educação Infantil faz sentido, uma vez que a atividade trará benefícios psicomotores e influenciará positivamente no processo de alfabetização.
Saiba mais sobre o desenho em: https://brainly.com.br/tarefa/16940990
#SPJ2