Respostas
Resposta:
O interior de órgãos ocos, como o coração, também é recoberto por esse tecido. O tecido epitelial de revestimento também é responsável pelo revestimento interno de órgãos como o coração e o estômago.
Explicação:
A pele é um exemplo de órgão recoberto por esse tecido, denominado derme. A derme é um tecido conjuntivo e não epitelial. O tecido conjuntivo da derme é composto por fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
O tecido epitelial de revestimento não apresenta vasos sanguíneos e é irrigado pelo tecido conjuntivo abaixo dele. O tecido epitelial não tem vasos sanguíneos, a sua nutrição e oxigenação são feitas por meio de capilares do tecido conjuntivo adjacente a ele.
Nossa pele é sensível ao toque porque o tecido epitelial de revestimento contém terminações nervosas. O tecido epitelial possui muitas terminações nervosas, por isso conseguimos ter o sentido do tato e também sentimos muita dor ao machucar a pele.
Alguns tipos de epitelio de revestimento podem secretar ou absorver substâncias, como os que revestem o estômago e o intestino delgado. Os tecidos epiteliais podem ser de revestimento ou de secreção. Os tecidos epiteliais de secreção são responsáveis pela secreção de substancias por meio das glândulas que existem nele.