[...] O DIP1 tinha como principal objetivo disseminar as ideias do Governo [...] de Vargas iniciado em 1937 com o Estado Novo. Para efetiva propagação dos ideais nacionalistas, o DIP detinha o controle de várias centrais de divulgação [...].
As DEIPS2 eram as filiais ramificadas nos Estados, assim, mantinha-se o monopólio nacional das divulgações e do controle da cultura nacional.
O governo de Vargas tinha no DIP seu principal aliado para a construção da imagem do presidente para o povo. [...]
*Vocabulário:
1DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda.
2DEIPS: Departamentos Estaduais de Imprensa e Propaganda.
De acordo com esse texto, o DIP foi uma instituição que tinha o objetivo de
(A) defender os valores democráticos.
(B) dialogar com setores oposicionistas do governo.
(C) estimular a pluralidade política no país.
(D) expandir a instrução escolar para pessoas pobres.
(E) monitorar as informações veiculadas no país.
Respostas
Resposta:(C) estimular a pluralidade política no país.
De acordo com o texto, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo varguista tinha o monopólio da divulgação de informações e da produção cultural no Brasil. Assim, ele servia como uma ferramenta de monitoramento das informações e da população, que vivia uma ditadura liderada por Getúlio Vargas. A resposta correta, portanto, é a letra E.
Informação e ditaduras
Parte fundamental de qualquer ditadura é o controle das informações e da imprensa, no sentido de estabelecer o que é legítimo ou não para divulgação. Dessa forma, é possível esconder escândalos de corrupção e crises, de maneira a perpetuar a ditadura.
Assim, vários regimes ditatoriais estabeleceram um controle rígido sobre a imprensa e departamentos de censura. Nos dois regimes autoritários da história republicana brasileira, o Estado Novo e a ditadura civil-militar, foram estabelecidos órgãos estatais de controle de imprensa e informação, respectivamente o DIP e o DOI-CODI.
Entenda mais sobre censura e ditadura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11931609
#SPJ2