As visões do Novo Mundo
[...] devemos nos ater ao fato de que várias histórias sobre terras longínquas cercadas de maravilhas e criaturas terríveis circulavam entre os europeus mesmo antes da real descoberta de outros continentes. Entre outros documentos podemos salientar o “Livro das Maravilhas”, obra escrita pelo navegador italiano Marco Pólo, em que relata a exuberância e riqueza de distantes civilizações do Oriente.
Tendo forte traço medieval, esses relatos tinham base no pensamento religioso cristão ao alternarem relatos que faziam lembrar a busca do paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno. [...]
Essa visão maniqueísta de origem medieval não foi simplesmente abandonada a partir do momento em que os navegantes europeus criaram técnicas de navegação seguras e desmentiram vários dos mitos sobre as terras distantes. Ao chegarem à América, por exemplo, alguns viajantes costumavam falar sobre os costumes “demoníacos” das populações nativas e da “riqueza infindável” encontrada naquele novo ambiente que os cercava. [...]
Com base nesse texto, o contato com o denominado “Novo Mundo” contribuiu para a
construção de um imaginário mitológico na Europa.
exploração cultural dos indígenas com fins econômicos.
formação das identidades democráticas na Europa.
proibição do culto de religiosidades cristãs nas sociedades coloniais.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
De acordo com o texto, os exploradores europeus viam o Novo Mundo articulando suas visões religiosas sobre paraíso e inferno, alimentando certa visão de mundo pré-concebida e preconceituosa sobre outras culturas. Nesse sentido, esse contato cultural, em todas suas tensões, foi uma forma de construir e fortalecer um imaginário mitológico europeu, sendo a resposta correta a letra A.
Colonização e cultura
O processo de exploração e colonização não é apenas um empreendimento econômico. É também uma forma de expansão cultural, na medida em que o colonizador não chega à colônia como uma folha em branco, mas como um indivíduo de uma determinada sociedade, com valores e crenças específicos.
Nesse sentido, ao entrar em contato com outras civilizações, esse colonizador irá, inevitavelmente, lê-las a partir desses valores e crenças pré-concebidos, muitas vezes recorrendo a preconceitos para descrever e se relacionar com elas.
Esse contato, sendo violento, harmônico ou ambos, contribui para retroalimentar esse imaginário e essas ideias. Portanto, a descoberta do Novo Mundo teve um impacto em como cristãos europeus enxergavam e interpretavam o mundo.
Entenda mais sobre colonização e imperialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25275592
#SPJ2