A Reforma Agrária é um programa de governo que busca democratizar a propriedade da terra na sociedade e garantir o seu acesso, distribuindo-a a todos que a quiserem fazer produzir e dela usufruir. Para alcançar esse objetivo, o principal instrumento jurídico utilizado em praticamente todas as experiências existentes é a desapropriação, pelo Estado, das grandes fazendas, os Latifúndios, e sua redistribuição entre camponeses sem-terra, pequenos agricultores com pouca terra e assalariados rurais em geral. [...]
Com base nesse texto, qual o papel dos movimentos sociais diante da situação descrita?
(A) Afrontar o direito de propriedade privada ocupando terras produtivas no Brasil.
(B) Declarar a zona rural independente do espaço com características urbanas.
(C) Defender a distribuição de moradias dignas aos trabalhadores na cidade.
(D) Fazer pressão para que o Estado forneça acesso dos camponeses à terra.
(E) Proteger os grandes proprietários de empresas atreladas ao agronegócio.
Respostas
Resposta:
Afrontar o direito de propriedade privada ocupando terras produtivas no Brasil.
Explicação:
Em democracias contemporâneas, a sociedade civil tem livre direito de movimentação e manifestação podendo se aglutinar em movimentos sociais. Esses então, tem como ferramenta a pressão política, entre outras, para que forças institucionais realizem políticas públicas em prol de mudanças na sociedade como um todo, por exemplo, diminuição da desigualdade social.
O que são desigualdades sociais?
Desigualdade social é um fenômeno de ramificações culturais, psicológicas e até comportamentais que ocorre em sociedades capitalistas.
Ela decorre de vários fatores, a exemplo, má gestão governamental e privada de recursos, xenofobia, racismo entre outros. No caso brasileiro as desigualdades sociais possuem forte raiz no período colonial.
Outra maneira que torna uma sociedade desigual vem da alta concentração de riqueza, pois, com essa prática instaurada o acesso a recursos básicos se torna deficiente tensionando insegurança econômica que por sua vez repercute em aprofundamento de desigualdades.
Sabendo disso, compreendemos que a alternativa correta é a letra (D).
Entenda mais sobre concentração de riqueza em:
https://brainly.com.br/tarefa/31943429
#SPJ2