Respostas
Resposta:
Os peruanos são muito festeiros e costumam celebrar cerca de três mil festas populares ao ano, a maioria em homenagem a algum santo padroeiro, expressando perfeitamente a crença em Deus da população, a maioria católica, uma das heranças dos espanhóis.
As procissões, ritos, carnavais e outras festividades pagãs, vinculadas a mitos ancestrais das comunidades indígenas, também são muito comuns e buscam celebrar a liberdade e o respeito à natureza.
As festividades em todo o país, assim como no Brasil, começam no dia 1 de Janeiro, com a celebração do Ano Novo. Outra festa cristã que se destaca em todo o país é a Semana Santa, que pode ocorrer entre março e abril. Em maio, a homenagem às mães é feita no segundo domingo de maio e o Dia dos Mortos é comemorado no dia 1 de novembro. Já os festivais locais são comemorados em várias épocas do ano e cada um possui sua importância cultural. Conheça algumas dessas celebrações que são realizadas pelo país ao longo do ano.
A música e a dança fazem parte da rotina dos peruanos desde a época pré-colombiana, ocupando um espaço muito importante na cultura deste maravilhoso país. A mistura de culturas dos indígenas, das antigas civilizações e conquistadores espanhóis e de outras nacionalidades criou manifestações artísticas folclóricas que expressam essa diversidade.
Muitos historiadores acreditam que os antigos habitantes de Nazca foram músicos importantes que criaram diferentes instrumentos de sopro, entre eles a flauta de pã, um dos símbolos do Peru, muito usada durante as festas.
As antigas civilizações também desenvolveram outros tipos de instrumentos usando caracóis do mar, juncos e até ossos de animais para produzir os sons e homenagear os deuses ou os guerreiros.
Por conta de seu território, as várias regiões possuem um estilo de música e dança próprio, cada um com sua característica. Entre as danças típicas peruanas encontramos a Marinera, a mais conhecida. Tem origem espanhola e andina e é muito comum na costa litorânea do país, assim como o Tonderos. Outras danças típicas são a Zamacueca ou Mozamala, Festejo, Huayno e Diablada.
O artesanato do Peru é colorido, com múltiplas funcionalidades, e remete aos costumes incas e aos antigos artesãos, que há centenas de anos desenvolveram essa atividade, utilizando todo o tipo de material que pudesse expressar as experiências do dia a dia da população da época.
Os produtos manuais geralmente são feitos por artesãos locais, mantendo a perfeita harmonia dos desenhos geométricos, muito comuns nos tecidos, roupas de lá e até em calçados, refletindo a cultura do povo, passada de geração em geração. No Peru também é comum encontrar lindas peças talhadas em madeira, ouro, prata e cerâmica.
Entre os objetos produzidos pelos artesãos, valorizados em todo o mundo, encontramos esculturas em madeira e pedra de Huamanga, cerâmicas de Chulicanas, vestimentas feitas com a lã de lhama e alpaca de Cuzco, altares de Ayacuchana, entre outros.
Bons estudos!