Sendo a Governança Corporativa (GC) um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas, controladas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos da organização com os sócios, o conselho de administração, a diretoria, os órgãos de fiscalização e demais stakeholders. Sabe-se que alguns fatores contribuíram para a evolução dos padrões de Governança Corporativa. ALMEIDA, Rodrigo Gaspar. Controladoria. Unicesumar: Maringá-PR. 2019. Considerando os possíveis responsáveis pela evolução e contribuição aos padrões de Governança Corporativa (GC), avalie as afirmativas: I - As crises econômicas mundiais do mercado financeiro que resultaram nos Acordos de Galileia I, II e III e a exclusão do Global Reporting Initiative (GRI). II - Os escândalos de fraudes corporativas no mercado de capitais norte-americano, que culminaram na Lei Sarbanes-Oxley (Lei SOX) de 2002. III - Evolução na legislação societária brasileira e mundial, com a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). IV - Publicação de frameworks para a inclusão de indicadores sociais e ambientais nos relatórios. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Explicação:
Página 118
Alguns fatores que contribuíram para a evolução dos padrões de Governança Corporativa (que congregam controles internos e gestão de riscos) no âmbito mundial das organizações foram:
■ Crises econômicas mundiais do mercado financeiro (subprime) que resultaram nos Acordos de Basileia I, II e III.
■ Escândalos de fraudes corporativas no mercado de capitais norte-americano, que culminaram na Lei Sarbanes-Oxley (Lei SOX) de 2002.
■ Evolução na legislação societária brasileira e mundial, com a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).
■ Os mercados de capitais adotaram legislações para preservar os sócios minoritários e garantir a perpetuidade dos negócios.
■ Publicação de frameworks para a inclusão de indicadores sociais e ambientais nos relatórios. Citam-se os indicadores do Global Reporting Initiative (GRI), o Relato Integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) (B3, [2018], on-line1; LEAL; CARVALHAL; IERVOLINO, 2015; RIBEIRO, 2012)