TEXTO I É Deus quem converte o homem do domínio de Satanás para o Seu Reino (At 26:18/At 11:21; At 11:23/1Tm 1:12-14). A conversão se demonstra em nossa caminhada, que deve se coadunar com a nossa natureza transformada pelo Espírito Santo. Agora, as coisas velhas passaram. A conversão é uma evidência de nossa justificação e regeneração, não a causa que é totalmente pela graça. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018., p. 174. TEXTO II Há três passos necessários para um pecador receber a gloriosa salvação em Cristo. Primeiro, reconhecer mediante o evangelho que é pecador (Rm 3.23). Segundo, confiar em Jesus como o seu Salvador (At 16.31). Terceiro, confessar que o Senhor Jesus é o seu Salvador pessoal, “Visto que... com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.10). GILBERTO, Antonio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro-RJ.:CPAD, 2008, p. 335. Após observar os textos apresentados, analise as informações a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. I – Para Antonio Gilberto, a salvação se dá mediante ações humanas tomadas diante da graça de Deus. II – Na perspectiva de Costa, a salvação se move de Deus em direção a humanidade, esta por sua vez, a evidencia na vida comum. III – O primeiro texto expressa a condição salvífica mediante a graça, dando-se em totalidade por parte de Deus. IV – O segundo texto aponta uma cosmovisão calvinista no que se refere a salvação, isto é, salvação decorre exclusivamente por meio divino, sem participação humana no processo. Alternativas Alternativa 1: V,F,V,F Alternativa 2: V,V,F,F Alternativa 3: F,V,F,V Alternativa 4: V,V,V,F Alternativa 5: V,V,V,V
Respostas
Resposta:
v,v,v,f
Explicação: a última opção é falsa pois o texto 2 fala sobre participação humana no processo.
É Deus quem converte o homem do domínio de Satanás para o Seu Reino.
Teologia - Calvinismo - Salvação
A resposta errada é a IV pois diz que a Salvação ocorre por meio divino Sem a participação humana, e o segundo texto aponta três passos necessários à Salvação. Podemos facilmente observar no corpo do texto: TEXTO I É Deus quem converte o homem do domínio de Satanás para o Seu Reino (At 26:18/At 11:21; At 11:23/1Tm 1:12-14). A conversão se demonstra em nossa caminhada, que deve se coadunar com a nossa natureza transformada pelo Espírito Santo. Agora, as coisas velhas passaram. A conversão é uma evidência de nossa justificação e regeneração, não a causa que é totalmente pela graça. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018., p. 174. II Há três passos necessários para um pecador receber a gloriosa salvação em Cristo. Primeiro, reconhecer mediante o evangelho que é pecador (Rm 3.23). Segundo, confiar em Jesus como o seu Salvador (At 16.31). Terceiro, confessar que o Senhor Jesus é o seu Salvador pessoal, “Visto que... com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.10).
I – Para Antonio Gilberto, a salvação se dá mediante ações humanas tomadas diante da graça de Deus. (Esta resposta esta totalmente em conformidade com o proposto no texto, assim essa resposta está em conformidade.
II – Na perspectiva de Costa, a salvação se move de Deus em direção a humanidade, esta por sua vez, a evidencia na vida comum. (Aqui também não é apresentado nenhuma desconformidade em relação aos textos propostos, assim a alternativa deve ser assinalada como uma resposta válida).
III – O primeiro texto expressa a condição salvífica mediante a graça, dando-se em totalidade por parte de Deus. Aqui também não é apresentado nenhuma desconformidade em relação aos textos propostos, assim a alternativa deve ser assinalada como uma resposta válida).
IV – O segundo texto aponta uma cosmo visão calvinista no que se refere a salvação, isto é, salvação decorre exclusivamente por meio divino, sem participação humana no processo. Aqui também não é apresentado nenhuma desconformidade em relação aos textos propostos, assim a alternativa deve ser assinalada como uma resposta válida).
Alternativa correta 4: VVVF
É importante saber que a teologia sistemática, que engloba ramos como a teologia doutrinal, a teologia dogmática e a teologia filosófica, é a disciplina da teologia cristã que formula uma descrição ordenada, racional e coerente da fé e crenças cristãs. Ela reúne as informações extraídas da pesquisa teológica, organiza-as em áreas afins, explica as aparentes contradições e, com isso, fornece um grande sistema explicativo (diferentemente da teologia histórica ou da teologia bíblica). A tentativa de organizar as variadas ideias da religião cristã (e os vários tópicos e temas de diversos textos da Bíblia) em um sistema simples, coerente e bem-ordenado é uma tarefa relativamente recente. Na ortodoxia oriental, um exemplo antigo é a Exposição da Fé Ortodoxa, de João de Damasco (feita no século VIII), na qual se tenta organizar, e demonstrar a coerência, a teologia de textos clássicos da tradição teológica oriental. O aspecto mais relevante para a compreensão da totalidade da está na ação humana frente à graça salvífica operada por Deus, ou seja aquilo que me teologia chamamos de economia da salvação. É importante observar dois aspectos centrais: qual o papel do homem na economia da salvação, se no processo de salvação existem atitudes que são condicionais para o ser humano significa que a salvação operada por Deus através de Cristo não é completa, ou não é perfeita, pois cabe ao homem uma parcela (mesmo que pequenas) de ações necessárias à recepção da graça da salvação. Assim para que a salvação seja operada nesta assertiva é necessária a conversão do ser humano, pois neste plano salvífico existe uma parte que o ser humano precisa cumprir durante sua vida para alcançar a Salvação. A corrente contrária é mais simples e de fácil compreensão: no plano de salvação NÃO existe um papel destinado ao ser humano, a salvação é gratuita e perfeita independendo da ação e mesmo da aceitação do ser humano.
Entenda mais sobre Teologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10113953
#SPJ2