Vygotsky (2008) anuncia que a cultura é essencial para a constituição do ser humano e que, por meio dela, o homem biológico transforma-se em homem sócio-histórico, pois o desenvolvimento psicológico ancora-se nos modos construídos culturalmente em um processo histórico. Neste contexto Vygotsky (2008) propõe quatro planos históricos, sendo eles: filogênese; sociogênese; ontogênese e a microgênese. Entendemos que estes planos são inter-relacionados e constituem a origem de quem somos e de como nos tornamos enquanto seres humanos. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Com base nesta afirmação de Vygotsky (2008) associe: I - filogênese II - sociogênese III - ontogênese IV - microgênese ( ) Se aplica às relações sociais, enquanto fomentadoras das funções psicológicas superiores, uma vez estas têm sua existência na relação mediada com o mundo exterior ( ) Diz respeito à evolução de cada ser humano, ao longo da sua vida, em sua trajetória pessoal ( ) Corresponde à relação que se estabelece entre o psiquismo individual com os demais aspectos: biológico, histórico e cultural. Neste plano se encontra a subjetividade, o que possibilita que cada sujeito tenha uma experiência ímpar mesmo diante de situações igualmente vivenciadas. Devido à singularidade de cada sujeito em seu processo psicológico, torna-se impossível que duas pessoas apresentem a mesma trajetória no processo de desenvolvimento e aprendizagem. ( ) Corresponde à história da espécie humana, o que faz do homem resultado parcial da história de sua espécie. Assinale a sequência correta: A) II – III – IV – I. B) II – IV – I – II. C) IV – I – III - II. D) I – II – III – IV.
Respostas
Resposta: II-III-IV-I LETRA: C
Oliveira (2002) ainda acrescenta que Vygotsky propõe quatro planos históricos, sendo eles:
o desenvolvimento da espécie humana (filogênese);
a história cultural da sociedade humana (sociogênese);
a história individual do ser humano (ontogênese) e
as experiências singulares vividas por cada ser humano (microgênese).
Explicação:
A filogênese corresponde à história da espécie humana, o que faz do homem resultado parcial da história de sua espécie (SILVA, 2017).
A sociogênese se aplica às relações sociais, enquanto fomentadoras das funções psicológicas superiores, uma vez estas têm sua existência na relação mediada com o mundo exterior (SILVA, 2017).
A ontogênese diz respeito à evolução de cada ser humano, ao longo da sua vida, em sua trajetória pessoal (SILVA, 2017).
A microgênese corresponde à relação que se estabelece entre o psiquismo individual com os demais aspectos: biológico, histórico e cultural. Neste plano se encontra a subjetividade, o que possibilita que cada sujeito tenha uma experiência ímpar mesmo diante de situações igualmente vivenciadas. Devido a singularidade de cada sujeito em seu processo psicológico, torna-se impossível que duas pessoas apresentem a mesma trajetória no processo de desenvolvimento e aprendizagem (SILVA, 2017).