A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes.
Fonte: https://www.tuasaude.com/diabetes/
A tirinha e o texto trazem um problema de saúde relacionado à problemas de comunicação química entre as células, ligadas:
Ao excesso de glicose no sangue em relação ao interior celular, causando uma ?overdose?, conhecida como hiperglicemia, afetando a produção de enzimas no pâncreas, que são responsáveis pela digestão do açúcar
Alternativa 2:
ao hormônio insulina que é produzido pelas células-beta das ilhotas de Langerhans, existentes na parte endócrina do pâncreas. A função desse hormônio é permitir a entrada de glicose do sangue para o interior celular.
Alternativa 3:
Ao excesso de sacarose, que não consegue ser metabolizado no organismo devido à deficiência na produção da enzima sacarase, e por isso não é reconhecido pelos receptores de membrana, afetando os sinais químicos de comunicação entre as células.
Alternativa 4:
À mutações nos receptores de membrana celulares, que não são capazes de realizar o reconhecimento químico das moléculas de glicose, fazendo com que ocorre a hiperglicemia sanguínea.
Alternativa 5:
À síntese excessiva de glicose no sangue (gliconeogênese), devido ao excesso de gorduras na alimentação, que afetam diretamente a manutenção e metabolismo da glicose.
Respostas
Resposta:
resposta 2
Explicação:
toda a função da insulina, onde é produzida e pelo que esse hormônio é responsável está contemplado nessa alternativa.
A alternativa 2 está correta. O hormônio insulina é produzido pelas células-beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas endócrino e tem a função de promover a captação de glicose pelas células.
Qual o papel da insulina?
A insulina é um hormônio produzido pelas células beta-pancreáticas que tem a função de permitir a entrada de glicose para o interior das células.
A ligação da insulina com o seu receptor de membrana gera uma cascata de eventos no interior da célula que culminam na translocação (transporte) de vesículas com o transportador GLUT para a membrana celular. Essas vesículas e os GLUTs se incorporam à membrana plasmática e permitem que a glicose se ligue a essa transportador e seja interiorizada.
E a diabetes?
A diabetes pode ser causada pela ausência da insulina devido a morte de células beta-pancreáticas, como acontece na diabetes tipo I, ou a deficiência em algum ponto da cascata de eventos desencadeados pela ligação da insulina com o seu receptor, como acontece na diabetes tipo II.
Leia mais sobre as causas da diabetes: https://brainly.com.br/tarefa/20622701
#SPJ2