A marca mais profunda do cinismo é ter sido um movimento filosófico, cujo ato de dizer a verdade está diretamente ligado às práticas de vida. Sobre o cinismo, leia as seguintes informações:
I – O cinismo pode ser uma filosofia extremamente ocidental, em que as práticas complexas são adotadas como verdadeiras, em contraponto à moral do cristianismo e sua ostentação
II – O cinismo é uma categoria moral na filosofia ocidental, tomado como figura anedótica na antiguidade, por apresentar atitude ambígua e praticas condenáveis: seu núcleo reside na afirmação de si, no sentido de animalidade.
III – Na escola do Cinismo, buscava-se a simplicidade da vida natural
IV - O cinismo aborda o problema da origem da verdade, a questão da filosofia, como prática e exercício de vida, indissociável de seu discurso.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II, III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d.
II e III, apenas
e. IV, apenas.
Respostas
A Escola Cínica é representada por Diógenes de Laércio, figura emblemática e muito famosa desta corrente filosófica (A).
Questões sobre o cinismo
I. Falso. O cinismo tem mais a ver com a parte oriental do mundo, sendo uma filosofia manimalista e despreendida de bens materiais.
II. Verdadeiro. A palavra "cínico" vem de "cão", que quer dizer "ser selvagem e natural". Os adeptos ao cinismo levavam uma vida humilde, sem luxos e criticavam quem esbanjasse.
III. Verdadeiro. O objetivo dos cínicos era procurar a verdade na simplicidade, entendo que a ataraxia poderia ser atingida pela vida simplória.
IV. Verdadeiro. O cinismo aborda o problema da origem da verdade, a questão da filosofia, como prática e exercício de vida, indissociável de seu discurso.
Saiba mais sobre o cinismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1627156
#SPJ1