A Educação de Negros e Quilombolas é uma modalidade alargada de ensino recente no âmbito da Educação Básica, visto a sua especificidade, abrangendo todas as etapas e modalidades. O objetivo desta modalidade é atender as populações quilombolas rurais e urbanas em suas mais inúmeras maneiras de produção cultural, social, política e econômica (CARVALHO, 2021). CARVALHO, Tereza Cristina. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2021. A respeito da Educação de Negros e Quilombolas, analise as afirmativas a seguir. I. A Educação de Negros e Quilombolas foi implantada a partir dos anos de 1990. II. O movimento negro iniciou entre os anos de 1889 e 1937, tendo como marco a proclamação da República. III. O Decreto nº 7.031, de 6 de setembro de 1878, estabeleceu que os negros só podiam estudar no período noturno. IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola só foram aprovadas na década de 1990. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
ll e
Explicação:
A educação de negros e quilombolas só foi regulamentada com diretrizes nacionais a partir de 2012e não na década de 1990, muitas discussões, debates e movimentos foram necessários até o direito escolar destes ser implementado de forma igualitária, somente é correto o que se afirma nas afirmações II e III.
Educação de negros e quilombolas
Os negros continuaram a ser tratados como escravos mesmo após a abolição da escravatura pela lei Áurea em 13 de maio de 1888, pois eram marginalizados sem direitos à educação e à saúde, até o final do século XIX.
Coma lei Vente Livre de 1871 as crianças e jovens afrodescendentes até ganharam um direito, pelo decreto número 7.031, de 6 de setembro de 1878, de educação escolar, onde os “negros” só podiam frequentar as escolas no período noturno, mas na realidade fora feitas diversas estratégias para impedir o acesso pleno dessa população a educação escolar.
O Movimento Negro iniciou entre os anos de 1889 e 1937, tendo como marco a Proclamação da República. Porém, a partir da década de 1970, o Movimento Negro intensificou a discussão de questões como racismo e segregação, e inseriu no sistema político o tema do direito aos territórios remanescentes dos quilombos. Aos poucos, em meio a muitas discussões e debates, os quilombos começam a ser considerados também uma realidade atual.
A partir deste reconhecimento, o Movimento Negro vem lutando para garantir direitos entre eles o direito à educação escolar igualitária.
Em 2011 a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) iniciou-se processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação escolar quilombola. Estas diretrizes foram pensadas para orientar os sistemas de ensino para a prática da educação escolar relacionada com a realidade sociocultural e política destas comunidades e do movimento quilombola, mas somente foi promulgada no ano de 2012.
Saiba mais sobre Educação de negros e quilombolas
em: https://brainly.com.br/tarefa/20963055
#SPJ2