Respostas
Resposta: Crescimento vegetativo é um importante indicador demográfico e está atrelado ao cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população.
Crescomento vegetativo é um dos principais elementos de interferência no aumento da população local nas últimas décadas. No entanto, o país, assim como grande parte do mundo, vem apresentando uma tendência de queda desse indicador. O crescimento vegetativo é uma importante ferramenta de análise do perfil de uma população.
Motivos de redução: O crescimento vegetativo negativo relaciona-se ao cenário demográfico no qual o número de nascimento é inferior ao número de mortes. Sendo assim, há um grande volume de mortes de uma população em determinado período. Esse quadro é comum em cenários de pandemia, quando a taxa de mortalidade da população sofre grande aumento.
Explicação: Como fazer o cálculo do crescimento vegetativo?
O cálculo do crescimento vegetativo passa pelo emprego de duas variáveis distintas referentes à população de determinada região: a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. A subtração da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade resulta no valor do crescimento vegetativo. Portanto, o cálculo desse indicador segue a lógica apresentada a seguir:
I. Taxa de natalidade (TN) = número de nascimentos dividido pelo número de habitantes
II. Taxa de mortalidade (TM) = número de mortes dividido pelo número de habitantes
Crescimento vegetativo (CV) = diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade
CV = TN – TM