Respostas
Oi, mateus.
As origens do sistema capitalista são frequentemente rastreadas até o século 16 na Europa, quando o feudalismo começou a declinar e uma nova classe de comerciantes e fabricantes ricos surgiu. Essa nova classe tinha capital para investir em novas tecnologias e negócios, o que levou ao aumento da produtividade e ao crescimento da economia. À medida que a economia crescia, crescia também o número de pessoas que podiam comprar bens e serviços, criando um mercado maior para as empresas. Essa expansão do mercado foi um fator chave no desenvolvimento do capitalismo.
Espero ter te ajudado.
Abraços.
Resposta:
O capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico.
A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes. De um lado, encontram-se aqueles que são os proprietários dos meios de produção, a burguesia; de outro, encontram-se aqueles que vivem de sua força de trabalho, através do recebimento de salários: os proletários. No caso do meio agrário, essa relação também se faz presente, pois os donos das terras, geralmente latifundiários, ganham lucros sobre os trabalhos dos camponeses.
Com a era da Globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo o mundo. Porém, as suas fases e etapas de desenvolvimento não ocorrem de forma igualitária na totalidade do espaço mundial, isso porque a sua lógica de produção e reprodução é puramente desigual. Assim, algumas nações apresentam estágios mais avançados de capitalismo e outras apresentam os seus aspectos ainda iniciais. Para conhecer essas fases e aspectos, torna-se importante conhecer o surgimento e a história do capitalismo.
Explicação: