• Matéria: Química
  • Autor: valtermulungo
  • Perguntado 3 anos atrás

A consentracao de Ag+ numa soluçao e 4×10-3mol/l.calcule, em mol/lá concentração mínima dos ipês cl- para ter início a precipitação do Agcl. o produto de solubilidade do sal considerado é 1,8×10-10​

Respostas

respondido por: Nitoryu
8

A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível verificar que o valor da concentração dos ânions de \sf C l^- é igual a \sf 4{,}5*10^{-8} mol/L.

A constante do produto de solubilidade, Ksp, é a constante de equilíbrio entre o sólido e seus íons em uma solução saturada. É uma constante de equilíbrio em função das concentrações. A constante de solubilidade Kps é uma medida da solubilidade de uma substância.

  • Para calcular a constante de solubilidade de um sólido devemos usar a fórmula::

\boxed{\sf K _ {p s} = \left[X ^+\right]^ x \left[Y ^ -\right]^y }

E à parte devemos usar a reação de dissociação do composto com o qual vamos trabalhar. Como temos a constante de solubilidade do cloreto de prata, podemos usar a seguinte reação de dissociação:

 \sf A g C l \to A g ^+ + C l^-

Nesta reação podemos notar o seguinte: Se 1 mol de Cloreto de Prata for dissolvido em água obteremos 1 mol de cátion Prata e 1 mol de ânion Cloro, ou seja, a concentração desses compostos não variará, ou seja, dizer que você é o mesmo. Se encontrarmos isso, podemos calcular a concentração em mol/L dos ânions de prata, para isso vamos usar a equação mostrada acima:

\sf 1{,}8 *10^{-10}= \left[ 4*10^{-3}\right]^ x \left[C l^-\right]^y

Vemos que essa equação não será possível de resolver já que as potências x e y não possuem um valor numérico específico, mas encontrar seus valores será tão simples, apenas lembramos o que dissemos antes.

Anteriormente dissemos que a concentração dos cátions de prata são iguais aos ânions Cloro, então os valores de x e y são iguais a 1, substituindo nossas potências obtemos a equação:

\sf 1{,}8 *10^{-10}= \left[ 4*10^{-3}\right]^ 1 \left[C l ^ -\right]^1\\\\ \sf 1{,}8*10^{-10}=  \left[ 4*10^{-3}\right] \left[C l^ -\right]  \\  \\  \sf \dfrac{1{,}8*10^{-10}}{4*10^{-3} } =C l^ -

Para resolver essa divisão de números expressos em notação científica, o que faremos é subtrair os expoentes (potências) e dividiremos os coeficientes (números que multiplicam 10), fazendo isso obtemos:

  \sf \dfrac{1{,}8}{4{,}0}*10^{-10+3}=C l^ - \\\\ \sf 0{,}45*10^{-7}~~\Longrightarrow ~~ 4{,}5*10^{-8}= C l ^-

Feitos os cálculos, concluímos que o valor da concentração mínima de ânions Cloro é igual a \sf 4{.}5*10^{-8} mol/L.

Veja mais sobre o assunto do produto de solubilidade nos links a seguir:

  • https://brainly.com.br/tarefa/50780873
  • https://brainly.com.br/tarefa/3331054

Bons estudos e espero que te ajude :-)

dúvidas? Comente

Anexos:
Perguntas similares