Com o fim da oligarquia o Estado passou a ter uma ação mais intervencionista em todos os setores da vida nacional. No processo de organização da educação um dos primeiros atos foi a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930 e do Conselho Nacional de educação em 1931, o primeiro ministro do MESP, que orientou e implantou a reforma do ensino secundário, reforma esta que “significou a definitiva superação dos exames parcelados, os quais desde o Império, vinham consagrando a preeminência dos estudos avulsos e irregulares [...], estabeleceu currículo seriado, frequência obrigatória, duração de sete anos divididos em dois ciclos” Estamos falando aqui de: a. Celso Teixeira Brant b. Gustavo Capanema c. Belisário Augusto de Oliveira Pena d. Marquês de Pombal e. Francisco Luís da Silva Campos
Respostas
Resposta:
e
Explicação:
e. Francisco Luís da Silva Campos
O texto está se referindo as reformas estabelecidas por Francisco Luís da Silva Campos (alternativa "e").
Reformas Francisco Campos:
Essas reformas ocorreram em 1931 e estabeleceu a modernização do ensino secundário brasileiro, por meio do aumento do número de anos do curso secundário e sua divisão em dois ciclos, a seriação do currículo, a frequência obrigatória dos alunos às aulas, a imposição de um detalhado sistema de avaliação dos alunos e a reestruturação do sistema de inspeção federal.
Essas medidas procuravam produzir estudantes autorregulados e produtivos, em sintonia com a sociedade disciplinar e capitalista que se consolidava nos anos 30. Dessa forma, essa reforma consolida uma inflexão significativa na história do ensino secundário brasileiro, já que rompe com estruturas seculares nesse nível de escolarização.
Aprenda mais sobre às reformas Francisco Campos em: https://brainly.com.br/tarefa/21957464
#SPJ1