O trecho desse texto que apresenta uma comparação implícita é: ""palmeira não tem árvores. "". (1º parágrafo) "". A árvore é o riso da rua. "". (1º parágrafo) "". Que se acolhem à sua sombra. "". (3º parágrafo) ""não devemos perder a ocasião. "". (5º parágrafo) ""façamos a nossa palmeira alegre. "". (5º parágrafo) < anterior revisar próximo >
Respostas
Resposta:
palmeira não tem árvore
Explicação:
A comparação implícita está no trecho que diz "A árvore é o riso da rua" (1º parágrafo).
No trecho em questão, está sendo feito o uso da metáfora, uma figura de linguagem. Uma forma de identificar a comparação que está sendo feito, seria reescrevendo a frase utilizando o conectivo "como", o que ficaria assim: "A árvore é como o riso da rua". Na forma original da frase, o conectivo de comparação está oculto, implícito.
Metáfora
É uma figura de linguagem que permite estabelecer relações de comparação e semelhança entre dois nomes ou termos. Quando isto ocorre, há a transferência e, portanto, a transposição de significados entre os termos, através de uma comparação implícita.
Muitos ditados populares são bons exemplos de metáforas, como:
- "Dar murro em ponta de faca", metáfora dita quando alguém teima em repetir algo que não irá resultar em nada ou que poderá lhe causar algum dano.
- "Coração de pedra", é uma metáfora que compara os sentimentos de uma pessoa a uma pedra, que é rígida, dura, áspera, fazendo alusão a uma pessoa que tende a não demonstrar seus sentimentos, mais inflexível e insensível. O mesmo comparativo é feito na metáfora "coração de gelo".
Comparação, ou símile
Também é uma figura de linguagem que nos permite traçar uma relação de comparação ou semelhança entre nomes ou termos distintos. Porém, diferente da metáfora, na símile a comparação sempre estará explícita e será expressa através de palavras que atuem como conectivos de comparação, por exemplo:
- como, assim como, tal qual, semelhante a, etc.
Exemplos de uso dessa figura de linguagem seriam:
- Minha mãe é como uma rosa.
- João é alto, tal qual seu pai.
Você pode aprender mais aqui mesmo, sobre:
Figura de linguagem: https://brainly.com.br/tarefa/20622442
Ditados populares e provérbios: https://brainly.com.br/tarefa/30869763
Diferenças entre metáfora e comparação: https://brainly.com.br/tarefa/366001
Espero ter ajudado e lhe desejo bons estudos!
#SPJ2