O domínio da áfrica e da ásia, exercido pelos países industrializados, teve duas principais formas: 1ª) a dominação política e econômica direta (os próprios europeus governavam); 2ª) a dominação política e econômica indireta (as elites nativas governavam). [. ] a principal hipótese para a legitimação do domínio imperialista europeu sobre a áfrica e a ásia foi a utilização ideológica de teorias raciais europeias provenientes do século xix. As que mais se destacaram foram o evolucionismo social e o darwinismo social. [. ] com base nesse texto, as teorias do século xix justificavam a expansão imperialista a partir da defesa de uma missão civilizatória europeia. Da valorização europeia de culturas estrangeiras. Do incentivo a acordos econômicos entre continentes. Do reconhecimento político de governos totalitários
Respostas
Resposta:
c
Explicação:
eu já
De acordo com o texto, o imperialismo europeu sobre a África e a Ásia foi justificado pelos colonizadores através de teorias raciais que afirmavam uma pretensa "superioridade" da cultura europeia sobre as outras. Isso fez com que a colonização fosse legitimada através de um esforço de "civilizar" os "bárbaros" povos nativos. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Colonização e cultura
Como o trabalho do escritor Edward Said confirma, o esforço de colonização de um território não é apenas econômico ou político, mas também envolve elementos culturais. O colonizador, nesse sentido, não leva apenas seus sistemas de governo para a colônia, mas também sua cultura, religião e interpretações sobre o mundo.
Dessa forma, para justificar a colonização da África e da Ásia a partir do século XIX, os colonos europeus faziam uso desses aspectos culturais para afirmar uma pretensa e fictícia "superioridade" da Europa sobre os nativos locais. Dentro dessa ideia caberia aos "civilizados" europeus "domesticar" os "bárbaros" africanos e asiáticos.
Entenda mais sobre colonização aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9102915
#SPJ2