Ainda existem plantas tão velhas quanto os dinossauros no planeta
Em nossa cultura, fomos capazes de absorver muitas informações sobre os dinossauros. Referências a existência desses animais gigantes estão em nosso cotidiano, de diversas formas: no currículo escolar, em brinquedos, roupas, desenhos animados, livros, filmes, etc. Desde muito pequenos, somos apresentados ao que foram os dinossauros, como foi feita a descoberta sobre esses animais e o que eles representam para a humanidade atualmente.
Seja por um motivo ou por outro, existe um crescente interesse em dinossauros, que sempre se renova através de uma descoberta nova, um produto novo, ou algo do tipo. No entanto, enquanto sociedade, falhamos em estudar um pouco mais sobre o que existia no planeta naquele tempo. Por exemplo, você sabia que ainda existem plantas mais antigas que os próprios dinossauros? [...]
Essas plantas pertencem à família da cicadácea, que você provavelmente já viu em algum lugar. São plantas muito usadas em paisagismo por possuírem manutenção simples, mas isso não significa que elas existam em tanta abundância quanto provavelmente seria esperado. As cicadáceas, na realidade, estão em risco de extinção. Isto é, as plantas ainda existentes estão em número consideravelmente menor do que é considerado adequado e podem ser reduzidas a zero, deixando de existir. [...]
A paleontologia, que estuda o período paleolítico, possui uma área inteira dedicada à botânica daquele período e é essa área que estuda a origem das cicadáceas. Acredita-se que elas sejam ainda mais antigas que os dinossauros e tenham recebido uma “ajudinha” deles para se proliferarem pela superfície terrestre. O que chama a atenção é que, mesmo ao longo de todos esses milhões de anos, as cicadáceas não interromperam seu processo evolutivo. No entanto, mesmo com essa capacidade evolutiva, essas plantas têm enfrentado dificuldade para se adaptarem ao mundo moderno, exatamente por conta da ação humana. Estima-se que as cicadáceas estejam sobre a terra há 280 milhões de anos, a maior parte desse período sem precisarem lidar com o ser humano. Por conta disso, talvez seja hora do ser humano encarar a necessidade de preservar essas espécies.
M, Roberta. Harmonia na floresta. In: Site de Curiosidades, 2022. Disponível em: . Acesso: 18 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Esse texto foi escrito para
apresentar uma crítica.
divulgar um conhecimento.
fazer um convite.
narrar uma história.
relatar um acontecimento.
Respostas
Resposta:
as mais possíveis são a "divulgar um conhecimento" e "relatar um acontecimento"
Explicação:
Mas, como o texto ,aparentemente, tem o intuito de dar uma informação (as plantas mais velhas que os próprios dinossauros) vejo como mais provável a "divulgar um conhecimento".
A "relatar um acontecimento" estaria mais próxima se ela só falasse da existência dos dinossauros, já que um "acontecimento" é algo do passado(que já ocorreu).
???
O texto foi escrito com o objetivo de divulgar conhecimento sobre as plantas cicadáceas. Além de explicar o que são, suas utilidades e características, também conscientiza o leitor de que as cicadáceas correm risco de extinção.
Como identificar o objetivo de um texto?
O primeiro indicador do objetivo de um texto é o seu título. Nessa questão, ele consiste na informação de que existem plantas na Terra que são tão velhas quanto os dinossauros.
O segundo indicador é o conteúdo do texto.No corpo do texto, a autora aponta que os dinossauros são populares e presentes no nosso cotidiano. Em seguida, ela afirma que a sociedade não tem conhecimento sobre o que mais existia na Terra durante a época dos dinossauros.
A autora passa então a falar sobre as plantas cicadáceas:
- Muito usadas no paisagismo.
- Sua manutenção é simples.
- Podem ser ainda mais antigas que os dinossauros.
- Correm risco de extinção.
Ao juntar o título com o corpo do texto, podemos ver que ele foi escrito com o objetivo de divulgar o conhecimento da autora sobre as cicadáceas e sua possível extinção.
Aprenda mais sobre textos e interpretação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ2