O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. Como teoria econômica, o liberalismo surgiu no século XVIII para conferir uma estrutura conceitual ao novo movimento econômico que surgiu com a alta industrialização iniciada nesse século e consolidada no século seguinte. [. ] As teorias liberais foram altamente aplicadas em grande parte da Europa oitocentista e nos Estados Unidos. Esses eram os territórios altamente industrializados que permitiram a manutenção de um sistema capitalista regido pelas doutrinas liberais da época. [. ] Com base nesse texto, o pensamento liberal contribuiu para a distribuição igualitária de postos de trabalho na atualidade. A valorização da mão de obra voltada para o campo. O investimento nas necessidades culturais e econômicas do povo. O surgimento e manutenção das práticas capitalistas
Respostas
respondido por:
1
Resposta
e a D
Explicação:Ta falando nessa frase aqui do texto(Esses eram os territórios altamente industrializados que permitiram a manutenção de um sistema capitalista)
respondido por:
0
O Liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre concorrência e a propriedade privada. A corrente liberal defendia os novos pressupostos do capitalismo em desenvolvimento. Letra D está correta.
Liberalismo:
- Foi uma corrente de pensamento que criticava o Antigo Regime e suas opressões;
- tem ligação com a Revolução Industrial, o capitalismo e os interesses burgueses;
- o direito de participar da economia, acumular riquezas e adquirir propriedade privada são defendidos como direitos naturais do homem;
- critica o mercantilismo;
- valorização do pensamento racional em oposição ao pensamento do Antigo Regime, baseada no direito divino;
- meritocracia e valorização do esforço individual são marcantes do liberalismo.
- no século XVIII está intimamente ligada à doutrina de John Locke;
- o liberalismo se tornou a ideologia dominante do capitalismo no século XVIII e XIX;
- Esse sistema introduziu duas classes sociais opostas, as dos donos dos meios de produção e a do operariado.
- com a exploração, os trabalhadores passaram a se organizar em associações, que são a origem dos sindicatos.
- O Imperialismo Europeu, a partilha colonial, o surgimento do socialismo e a Primeira Guerra Mundial estão ligados às consequências do capitalismo e da economia liberal.
- O Socialismo surgiu como crítica ao capitalismo;
A situação vivida pelo operariado dos principais países capitalistas e liberais no século XIX era precárias, os salários eram baixos, as jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas e não havia segurança no trabalho. Podemos concluir que letras A, B e C estão erradas.
Leia mais sobre o Liberalismo: https://brainly.com.br/tarefa/20622374
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás