• Matéria: Português
  • Autor: gustavoalvessouza709
  • Perguntado 3 anos atrás

ESSE CARA

Ah! Que esse cara tem me consumido A mim e a tudo que eu quis Ele está na minha vida porque quer Eu estou pra o que der e vier

Com seus olhinhos infantis Como os olhos de um bandido

Ele chega ao anoitecer

Quando vem a madrugada, ele some Ele é quem quer

Ele é o homem

Eu sou apenas uma mulher.





2) Pelo que diz a letra, que visão a respeito da condição feminina tem a mulher que fala de sua relação com um certo homem? Trata-se de uma postura conformista ou rebelde, isto é, de aceitação da situação ou de luta contra ela? Justifique.

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Neste poema de Caetano Veloso, interpretado por Maria Bethânia, podemos encontrar duas interpretações:

1 - A mulher coloca-se numa posição de resignação. Porém, não é uma resignação infeliz, se nos focarmos no verso em que ela diz " eu estou pra o que der e vier", pois o que ela nos transmite é a aceitação pelo facto de ser a mulher que aquele homem escolheu. E ela escolhe estar ali custe o que custar. Ela aceita ser mulher daquele homem, porque o ama.

2 - "Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas uma mulher." Nestes versos a mulher assume que quem tem poder na relação é o homem.

Aqui percebemos que "Que esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis" ela desistiu de lutar pelo que queria, permitindo que alguém decidisse por ela as circunstâncias da sua própria vida.

Conclusão: É a possível descrição de uma relação de dependência, em que o que sofre não quer, ou não consegue, fazer nada para sair, e terminar.

Um poema para refletir.

Saiba mais sobre a mulher aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/40316295

Anexos:
Perguntas similares