ESSE CARA
Ah! Que esse cara tem me consumido A mim e a tudo que eu quis Ele está na minha vida porque quer Eu estou pra o que der e vier
Com seus olhinhos infantis Como os olhos de um bandido
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada, ele some Ele é quem quer
Ele é o homem
Eu sou apenas uma mulher.
2) Pelo que diz a letra, que visão a respeito da condição feminina tem a mulher que fala de sua relação com um certo homem? Trata-se de uma postura conformista ou rebelde, isto é, de aceitação da situação ou de luta contra ela? Justifique.
Respostas
Neste poema de Caetano Veloso, interpretado por Maria Bethânia, podemos encontrar duas interpretações:
1 - A mulher coloca-se numa posição de resignação. Porém, não é uma resignação infeliz, se nos focarmos no verso em que ela diz " eu estou pra o que der e vier", pois o que ela nos transmite é a aceitação pelo facto de ser a mulher que aquele homem escolheu. E ela escolhe estar ali custe o que custar. Ela aceita ser mulher daquele homem, porque o ama.
2 - "Ele é quem quer / Ele é o homem / Eu sou apenas uma mulher." Nestes versos a mulher assume que quem tem poder na relação é o homem.
Aqui percebemos que "Que esse cara tem me consumido / A mim e a tudo que eu quis" ela desistiu de lutar pelo que queria, permitindo que alguém decidisse por ela as circunstâncias da sua própria vida.
Conclusão: É a possível descrição de uma relação de dependência, em que o que sofre não quer, ou não consegue, fazer nada para sair, e terminar.
Um poema para refletir.
Saiba mais sobre a mulher aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/40316295