A Revolução Haitiana se destaca por ter sido a única dentre os movimentos de independência dos países latino-americanos protagonizada pela população escrava. [. ] Em 1697, o lado ocidental da Ilha passou para o domínio francês sob o nome de São Domingos. Os novos colonizadores introduziram a produção de cana-de-açúcar. [. ] Em 1789, durante o período da Revolução Francesa denominado "Convenção", a escravidão nas colônias foi abolida. Tal notícia logo chegou em São Domingos e, assim, a partir de 1791, diversos levantes de escravos pela ilha insurgiram. Esses movimentos não possuíam uma organização centralizada, por isso, logo o caos tomou conta da região. Em 1794, a situação mudou com a chegada de Toussaint L’Ouverture, que assumiu a liderança do processo revolucionário. [. ] Com base nesse texto, a Revolução Haitiana foi um processo de conquista econômica. Dominação estrangeira. Emancipação política. Reforma religiosa
O local que se emancipa adquire autonomia no âmbito político e social. A emancipação política dá ao local emancipado o poder de se autogerir, ou seja, de tomar as decisões políticas e administrativas pertinentes e elaborar suas leis.
Respostas
Resposta:
emancipação política.
Explicação:
A Revolução Haitiana foi um processo de emancipação política.
Resposta: Letra C.
Revolução Haitiana
Também conhecida como a Revolta de São Domingos (1791-1804), este foi um período de conflito brutal na colônia de São Domingos que levou à erradicação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-se a primeira república a ser governada por pessoas de ascendência africana.
São Domingos foi uma colônia francesa nas Antilhas, quando se tornou um estado independente do Haiti. Em 1789, era produtor de 45% do açúcar mundial e a colônia de exploração mais lucrativa da França. Os estratos mais baixos da sociedade consistiam em negros escravizados africanos.
Para mais informações sobre a escravidão na América, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27830851
#SPJ5