• Matéria: Química
  • Autor: bruninhamoreir7849
  • Perguntado 3 anos atrás

O processo de fundição da calcopirita, um minério sulfetado de cobre, é uma forma de pirometalurgia que envolve reações químicas sob aquecimento constante, para formar uma fase fundida do minério de cobre e deixá-lo mais refinado. A consequência desse processo é que a fundição eleva a temperatura do cobre acima do seu ponto de fusão, e, por isso, libera como subprodutos gases que intensificam o efeito estufa no meio ambiente. Um gás liberado nesse processo é o CO2. H2. NH3. NO2. O2


orivaldamegan6p7va7n: NO2
heliogoulart28: n02

Respostas

respondido por: luamlh
0

Durante o processo de fundição da calcoprita ocorre a liberação de NO2. O dióxido de nitrogênio é um gás que acentua o efeito estufa através dos dano que provoca nas moléculas da camada de ozônio. Portanto, a fundição do minério de cobre promove a liberação do NO2 na atmosfera acentuando o efeito estufa.

Efeito Estufa

A mineração e a metalurgia tem potencial para contribuir com efeito estufa de fonte antrópica. Diferentes etapas do processamento dos minérios e metais podem causar a liberação de gases que são prejudiciais à camada de ozônio.

A fundição da calcoprita, um mineral de cobre, envolve processos que liberam NO2, um dos principais gases associados ao efeito estufa.

O cobre é muito utilizado na indústria pois tem ótima capacidade de transmissão de eletricidade e reduzida corrosão.

Aprenda mais sobre o cobre em: https://brainly.com.br/tarefa/41136734

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares