A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado [. ] assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias. Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão. Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822). [. ]
Respostas
A abertura dos portos (1808) foi um tratado assinado entre Portugal e a Grã-Bretanha no contexto das Guerras Napoleônicas, caracterizando-se pela possibilidade da América portuguesa estabelecer relações comerciais com outros países europeus.
Resposta: está incorreta a letra D, que a abertura do portos transformou Salvador na capital do Brasil.
Abertura dos portos em 1808
A abertura comercial do Brasil colônia foi o resultado de uma série de conflitos geopolíticos e econômicos, iniciados na Europa, que influenciaram as decisões da família real portuguesa sobre sua colônia nas Américas, podendo ser considerado parte de um processo lento e gradual da emancipação política de 1822.
Com a chegada da família real e sua corte, os padrões de consumo mudaram significativamente, especialmente desde que os bens de luxo oriundos da Europa passaram a fazer parte do cotidiano colonial, especialmente da capital, Rio de Janeiro.
Para mais informações sobre a sociedade colonial brasileira, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50506565
#SPJ4