Leia o texto. Os países ricos entenderam o poder da ciência há várias maneiras de defender uma política de ensinar ciência com seriedade. Uma delas é formular uma hipótese simples: se ciência é alguma coisa importante para o progresso das nações, imaginamos que os países bem-sucedidos não deixariam de tomar amplo cuidado com seu ensino. De fato, como nos mostram as comparações internacionais dos testes de rendimento escolar, podemos ver que o ensino de ciência de qualidade não é um capricho ou uma escolha aleatória. Todos os países bem-sucedidos obtêm bons resultados em ciências. É bem verdade que esses países poderiam estar iludidos, pensando erradamente que ciência é importante. Podemos até acreditar que é um consumo de luxo, e que as sociedades ricas ensinaram ciência para o deleite intelectual das pessoas. Mas não é nada provável que tais hipóteses sejam verdade. É possível dar um passo além e verificar que são esses mesmos países economicamente bem-sucedidos que conseguem publicar mais artigos científicos em revistas prestigiosas. Ou seja, produz mais ciência quem mais aprende ciência. Por exemplo, os estados unidos são responsáveis por um terço da produção científica do globo. Já o reino unido publica 9,4%, a alemanha publica 8,7 e o japão 9,2. Israel publica quase o mesmo que o brasil. Mas sendo sua população inferior a 3 milhões, a produção per capita é da ordem de cinquenta vezes maior do que a brasileira. Castro, claudia de moura. O futuro de um país sem ciência. Domínio público, jul. 2009. Disponível em: encurtador. Com. Br/jtbtz. Acesso em: 31 mar. 2022. A partir da leitura do excerto acima e dos estudos do material digital, avalie as afirmações a seguir. I. Pode-se compreender que o brasil, de acordo com a publicação, está perpetuando um ensino rico em ciência. Ii. É possível concluir com o texto que países mais produtivos na ciência escolhem valorizar essa área apenas para que a sociedade alcance novos conhecimentos. Iii. Com base no excerto, conclui-se que os países optam por dar importância à
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Explicação:
I. ERRADA: O texto informa que o Brasil investe menos em ciência que populações menores como Israel.
II. ERRADA: Segundo o texto, o objetivo dos países mais produtivos na ciência, não se dá APENAS para obter novos conhecimentos, mas também para que se tornem mais bem-sucedidos, pois "(...) podemos ver que o ensino de ciência de qualidade não é um capricho ou uma escolha aleatória. Todos os países bem-sucedidos obtêm bons resultados em ciências. "
Sabendo dos conceitos relacionados a política e a ciência, pode-se afirmar que apenas as afirmações III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa 3 está correta e deve ser assinalada.
Relação entre Ciência e Política
É inegável que a Ciência e Política estão extremamente relacionados. Sabendo disso, podemos afirmar que as afirmações I e II estão incorretas pois:
- I. Ao ler o texto, pode-se afirmar que, na verdade, o Brasil é um país que investe menos em ciência quando comparado com países de populações menores, como Israel.
- II. Ao ler o texto, também pode-se afirmar que o objetivo dos países mais produtivos não é exclusivamente aumentar a fronteira do conhecimento (produzir mais informações), mas também promover o avanço de sua nação pois é possível observar uma relação entre os países bem-sucedidos e seus bons resultados nas ciências.
Saiba mais sobre Ciência e Política em: brainly.com.br/tarefa/43702475
#SPJ10