Respostas
Resposta:
e
Explicação:
Um dos impactos do avanço da Revolução Industrial é o declínio do trabalho manufatureiro para a maquinofatura. Assim, a alternativa correta é a letra D.
O trabalho manufatureiro
No século XV, a manufatura substituiu o trabalho artesanal. Começaram a surgir locais específicos para a produção dos objetos. O dono desse local produtivo era proprietário das ferramentas e contratava mão-de-obra para execução de uma etapa produtiva.
Exemplo: produção do vidro
No trabalho manufatureiro, um trabalhador fundia a matéria-prima (Sílica, barrilha e calcário) a uma temperatura de 1500 graus Célsius. Outro empregado fica responsável pelo resfriamento. Um terceiro moldava o vidro no formato desejado. Um quarto trabalhador verificava a qualidade do produto... e assim por diante.
A divisão do trabalho e a combinação das várias etapas do trabalho na manufatura possibilitaram o aumento da produção. Cabe ressaltar que no trabalho manufatureiro a presença humana era relevante em todo o processo produtivo
Da manufatura à maquinofatura
As primeiras máquinas funcionavam com a força humana ou de animais. Evoluíram e passaram a usar outras fonte de energia como carvão e vapor de água. Num estágio posterior as máquinas eram movidas por energia elétrica e derivados do petróleo.
Com o avanço da tecnologia, as máquinas ficaram melhores e o custo da produção caiu. O aumento da produção e a redução dos custos finais proporcionaram um maior lucro para os donos das indústrias.
Novas tecnologias
Com o aumento dos lucros, o investimento na mecanização do trabalho foi incentivado e novas máquinas foram desenvolvidas. Esse processo de maquinofatura iniciou-se no século XVIII na Inglaterra se espalhou por toda a Europa.
Quer saber mais sobre Revolução Industrial?
https://brainly.com.br/tarefa/30413094
#SPJ2