Respostas
respondido por:
0
Na língua portuguesa, os verbos recebem as seguintes classificações:
- Regulares: São aqueles verbos que não mudam seu radical quando são conjugados. Por exemplo: Amar. O radical (Am) não sofre alterações ( Amei, amará, amou, ama).
- Irregulares: Ao contrário dos regulares, são os verbos que sofrem alterações na flexão ou no radical quando são conjugados. Por exemplo: Verbo Dizer ( digo, dizia, disse, diria, dissera).
- Defectivos: São verbos que não possuem conjugação em todos os modos, tempos e pessoas. Por exemplo: Colorir. Não existe a forma "eu coloro". Precisamos utilizar outro jeito para dizer que "eu vou colorir".
- Abundantes: Apresentam duas formas aceitas pela norma culta no particípio, sendo uma regular e uma irregular. Exemplo: Completar (particípio regular: Completado; particípio irregular: completo).
- Anômalos: Na língua portuguesa, existem dois verbos que sofrem alteração em seu radical ao serem conjugados: Verbos ir e ser. Na conjugação do verbo ir, temos: "Eu irei" conjugado no futuro do presente, mas no presente do indicativo temos "Eu vou". Já no verbo ser no presente do indicativo, por exemplo, temos "eu sou". Já no pretérito perfeito, o mesmo verbo se conjuga como "eu fui".
Confira mais informações sobre a classificação dos verbos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20719382
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás