Respostas
Resposta:
Explicação:
Aqui está alguns mitos e verdades sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros
"os brasileiros são malandros"
Outro mito que faz parte da lista sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros é que os brasileiros são malandros. Ou seja, não se pode confiar nos brasileiros. Isso também é história antiga e que atualmente não faz parte (normalmente) do pensamento das pessoas mais novas.
Atualmente, os portugueses já perceberam que os brasileiros são trabalhadores e só estão em Portugal a procura de uma melhor qualidade de vida.
" as brasileiras querem roubar os maridos das portuguesas"
Atualmente, os portugueses não dizem mais que as brasileiras querem roubar os maridos das portuguesas, mas esse assunto já foi muito abordado antigamente. Como os portugueses que frequentavam lugares que acabavam conhecendo muitas brasileiras, um ou outro acabava se apaixonando pela brasileira e largando a esposa portuguesa.
Como isso começou a acontecer com certa frequência, as portuguesas começaram a ficar com raiva das brasileiras e acabaram generalizando e dizendo que todas as brasileiras que estavam em Portugal só queriam roubar os maridos.
Atualmente os portugueses contam essa história rindo e podemos perceber que isso não faz mais parte do pensamento deles.
Agora que já falamos sobre os mitos da opinião dos portugueses sobre os brasileiros, vamos à melhor parte, as verdades.
Não falamos português
Para os portugueses, nós brasileiros não falamos português. Falamos uma língua que eles chamam de “brasileiro” e quando tentamos explicar que falamos português do Brasil eles ignoram e repetem que falamos “brasileiro”.
E esse comentário normalmente vem com uma imitação do nosso sotaque (bem mal feita por sinal, mas que eles acham que sabem fazer direitinho).
Muito religiosos
Apesar de Portugal ser um país muito religioso, os portugueses se espantam com a fé dos brasileiros e dizem que nós somos um povo muito religioso.
Ele é desenrolado
Brasileiro arranja sempre forma de “se virar” e sair da pior situação possível, e isso se vê muito no seu discurso e nas ações. Eu diria que no geral o português até fica assustado com a “falta de planejamento” do brasileiro e é surpreendido (positivamente) com a ação imediata. Seja em situações positivas ou negativas.
Os “tugas” perdem muito tempo a planejar e esquecem-se de que para alcançar algo, é preciso fazer algo. Eu acho que isso é algo que os portugueses têm para aprender com a cultura brasileira.
O brasileiro podia se incluir mais na sociedade portuguesa
Alguns brasileiros, por vontade própria e talvez por receio, não se incluem propriamente na sociedade com os portugueses ou com membros de outros países, e tendem a criar grupos que se ajudam mutuamente, um pouco como os chineses fazem.
Não sei se isso não será também culpa da (orgulhosa) cultura portuguesa que de alguma forma ainda não é muito receptiva à “internacionalização” e é muito orgulhosa dos seus costumes, hábitos, gastronomia, valores, festas, entre outros. Especialmente, por parte dos mais velhos. Quase como se a cultura portuguesa, fosse melhor que as outras, o que não é verdade.
Dificuldade em confiar no médico e na saúde em Portugal
os brasileiros não confiam no médico nem no farmacêutico.
“Preferem que um médico do Brasil mande a receita ou o nome do medicamento. No geral, são desconfiados e em alguns casos ficam até pesquisando na internet por outras alternativas. Uma das situações mais complicadas é quando o médico do Brasil passou uma receita de um medicamento que não existe em Portugal com o mesmo nome. Leva muito tempo para convencer a pessoa que está tudo bem e que de fato é o mesmo medicamento. Apesar de tudo, são os doentes mais simpáticos que trato.”
Conclusão da opinião dos portugueses sobre os brasileiros
Como você já viu, a opinião dos portugueses sobre os brasileiros, de uma maneira geral, é positiva. Mas é claro que estamos falando de opinião (e de experiência própria) e cada um tem a sua. Por isso, poderemos discordar de várias coisas. Isso é normal e vai sempre acontecer.
A opinião sobre certas coisas vai ser diferente de acordo com cada pessoa. A maneira como a pessoa foi criada, o grupo social ao qual ela pertence e as experiências que ela teve irão interferir nessa opinião. Não podemos dizer qual opinião é certa ou errada, pois os portugueses não são todos iguais e os brasileiros também não.