Na fase pré-linguística do desenvolvimento, um dos principais meios de o bebê se comunicar é pelo choro. Imagine que um bebê foi colocado em seu berço para dormir, mas começa a chorar. Ao ouvir o choro, a mãe pega o bebê no colo e o coloca para dormir em sua cama, no quarto do casal. Na noite seguinte, a mãe volta a colocar o bebê para dormir no berço, mas ele não para de chorar até ser colocado para dormir junto de seus pais. Nessa situação, alguns profissionais defenderiam a aplicação da técnica do "deixar chorar", visando a ensinar o bebê a dormir em seu próprio berço, e não na cama dos pais. Qual teoria assume que este mesmo mecanismo de aprendizagem seria aplicável à aquisição de linguagem?
Respostas
Resposta:
construtivismo
Explicação:a criança vai construindo os sons e as palavras com o seu desenvolvimento a cada passo
Resposta:
C.
Behaviorismo
Explicação:
egundo a teoria behaviorista, comportamentos linguísticos e não-linguísticos poderiam ser aprendidos por meio de estímulo>resposta>reforço. Na situação apresentada no exercício, dormir na cama dos pais seria um reforço ao choro: a criança aprenderia que chorar pode levá-la a dormir fora de seu berço. A técnica do "deixar chorar" seria um meio de reverter esse aprendizado, fazendo com que a criança desassocie o ato de chorar dentro do berço à ação de dormir na cama dos pais. O mesmo raciocínio poderia ser aplicado à aquisição da linguagem, segundo o behaviorismo.
Já para a teoria inatista – da qual as correntes cognitivista, gerativista e construtivista fazem parte –, a repetição de determinadas ações (como chorar), e a consequência associada a essas ações (como dormir na cama dos pais), não é um mecanismo suficiente para desencadear a aquisição da linguagem.