Os estudos sobre o comportamento começaram, no Brasil, nos anos 1960, e hoje é um dos maiores centros de estudos de análise do comportamento em nível mundial. Pense que para se chegar a esse momento de desenvolvimento científico, um longo caminho foi percorrido. Antes disso, estudiosos do início do século XX, como Pavlov, desenvolveram importantes experiências.
Pavlov, ganhador do prêmio Nobel em 1904, então, realizou experimento com cães, desenvolvendo a noção de CONDICIONAMENTO CLÁSSICO. Mas o que isso quer dizer? Acompanhe como se realizou essa experiência!
Descrição da imagem não disponível
Essa experiência pode ser utilizada como uma lente para observarmos o comportamento em diferentes situações da realidade que nos cerca. Agora, pense em uma situação da sua vida em que você percebeu o seu comportamento, ou de alguém próximo a você, condicionado a partir da apresentação de estímulos, desenvolva um pequeno ensaio sobre condicionamento clássico. Como? Descrevendo uma situação hipotética, explicando porque se trata de um caso de condicionamento clássico, identificando estímulos e resposta incondicionada, estímulo neutro e resposta condicionada.
Respostas
Condicionamento clássico é um termo que fala sobre a mudança de como nos comportamos.
Condicionamento clássico
Chamamos de condicionamento clássico um dos estudos sobre o nosso comportamento, onde esse estudo mostra que dependendo da forma como somos recompensados por algo que fazemos, podemos também mudar de comportamento.
Isso pode ser visto por exemplo quando uma criança muito malina recebe uma ordem de parar de fazer algo, se ela conseguir vai receber um presente. Ela começa a melhorar de comportamento e toda vez recebe um presente. Isso é o que chamamos de condicionamento clássico.
Para saber mais sobre teoria do comportamento, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/13285840
#SPJ10
Resposta:O aluno deverá descrever uma situação empírica cotidiana de sua vida e, a partir disso, relacionar o contexto apresentado aos elementos teóricos do condicionamento clássico.
Na construção relacional (teoria e prática), pode-se elaborar o seguinte exemplo:
Uma pessoa sofre um assalto dentro do banco e, após o ocorrido, tem medo de entrar em bancos novamente. A situação de perigo é um estímulo incondicionado que provoca uma resposta incondicionada, sendo involuntária e inerente ao ser humano.
Pareando essa situação a um estímulo neutro, como o local onde ocorreu a situação de medo (o banco), um estímulo antes neutro, agora condicionado, é uma resposta condicionada de medo. Por fim, com o novo estímulo condicionado, ocorreu o processo de generalização, ou seja, o medo inerente ao ingresso em qualquer que seja a agência bancária para essa pessoa.
Assim, temos:
Estímulo incondicionado: situação de perigo com o assalto.
Resposta incondicionada: medo.
Estímulo neutro: o banco.
Estímulo condicionado: qualquer banco.
Resposta condicionada: medo.
Explicação: