• Matéria: História
  • Autor: Angelita2019
  • Perguntado 3 anos atrás

A Internet é um elemento fundamental para a pesquisa historiográfica contemporânea. Isso porque, a partir de um clique, permite encontrar fontes e consultar bibliografias. Sites como a Hemeroteca Digital têm um banco de dados contendo diversos jornais, revistas, folhetins, livros, entre outros objetos possíveis de pesquisa, que vão desde o primeiro periódico publicado no Brasil até os mais recentes. Nesse contexto, imagine que você está desenvolvendo uma pesquisa para o acervo de um museu. Descrição da imagem não disponível​​​​​​​​​​​​​​Sabendo disso, você deverá refletir sobre os meios (sites, bancos de dados, indexadores, entre outros) que serão consultados e investigados, a fim de realizar as etapas descritas, bem como descrever o caminho a ser percorrido e as possíveis armadilhas, contidas nos meios digitais, as quais um pesquisador deverá estar sempre atento.

Respostas

respondido por: iuribarros79
3

Resposta:

Como pesquisador, seria possível buscar em sites de publicação científica, como SciELO, Periódicos Capes, ERIC e Google Acadêmico, a bibliografia já existente sobre esse personagem. Com efeito, uma contemplação dos aspectos mais relevantes do autor, da bibliografia produzida sobre sua vida, bem como dos autores que já trabalharam suas obras, seriam mapeadas, a fim de evitar o desenvolvimento de pesquisas que já tenham sido realizadas e, até mesmo, o plágio.

Nesse primeiro levantamento, é importante que leia tudo o que puder e levante tudo o que houver de produção acerca do autor. Contudo, deve-se tomar um cuidado especial com as "armadilhas" da Internet, ou seja, sites de procedência duvidosa, vídeos ou artigos de pessoas que não são especialistas, etc.

É importante, para um historiador, que sua pesquisa seja desenvolvida com fontes confiáveis que, assim como você, utilizaram um método e uma teoria científica de análise e apuração de dados. Por isso, valorize e dê prioridade aos artigos, às dissertações e às teses acadêmicas em detrimento de sites, blogs ou vlogs. A menos, é claro, que seja um canal reconhecido pelo meio, como é o caso do Café História.

Após esse primeiro levantamento, você poderia buscar as produções do autor em diversos meios de comunicação, órgãos e instituições governamentais, a partir do site da Hemeroteca Digital. Desse modo, suas possibilidades, diante do autor, seriam ampliadas, posto que teria outras fontes e, consequentemente, enfoques, para realizar sua pesquisa, expandindo o rol de documentos expostos no museu, o que ajudaria na construção de uma narrativa mais completa sobre sua vida e obra.

Explicação:

Perguntas similares