A figura a seguir representa, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais com coordenadas expressas em quilômetros, a trajetória percorrida por um automóvel, inicialmente no ponto A, até o ponto D. Fonte: elaborado pelo professor (2022). Nessas condições, qual a distância percorrida pelo automóvel do ponto A até o ponto D, em km? Alternativas Alternativa 1: Maior que 26. Alternativa 2: Menor que 20. Alternativa 3: Maior que 20 e menor que 22. Alternativa 4: Maior que 22 e menor que 24. Alternativa 5: Maior que 24 e menor que 26.
Respostas
Resposta:
maior que 26
Explicação passo a passo:
Resposta:
Alternativa 1, maior que 26
Explicação passo a passo:
A distância percorrida pelo automóvel, do ponto A ao ponto D, foi 28 km.
Como podemos fazer o cálculo dessa distância?
A resposta para essa questão é bastante simples. Basta que dividamos o percurso em 3 partes, dessa forma:
a primeira parte é o percurso de A para B no qual, se observarmos a figura, verificaremos que o automóvel percorreu 12 km no eixo y e 5 km no eixo x. Utilizando o artifício do Teorema de Pitágoras, que nos permite calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo com base em seus catetos, encontramos 13 km.
a segunda parte é o percurso de B para C no qual, se observarmos a figura, verificaremos que o automóvel percorreu 4 km no eixo y e 3 km no eixo x. Utilizando o artifício do Teorema de Pitágoras, que nos permite calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo com base em seus catetos, encontramos 5 km.
a terceira parte é o percurso de C para D no qual, se observarmos a figura, verificaremos que o automóvel percorreu 8 km no eixo x e 6 km no eixo y. Utilizando o artifício do Teorema de Pitágoras, que nos permite calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo com base em seus catetos, encontramos 10 km.
Ao todo, o automóvel percorreu 28 km.