A sociologia surge como ciência da necessidade de compreender as complexidades do mundo moderno a partir das transformações estruturais resultantes da Revolução Industrial. Nesse sentido, a ideia de educação e o formato do sistema educacional passaram a ser tópico de discussão entre os sociólogos. Mesmo não sendo tema central de seu pensamento, Karl Marx traz a educação como um elemento importante para produzir reflexões sobre a sociedade e o sistema capitalista.
Elaborado pelo professor, 2021.
Diante disso, sobre a ideia de educação na teoria de Karl Marx podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Dentro da sociedade capitalista, a educação era temida, pois era vista como uma forma dos indivíduos acessarem as ideias comunistas de Marx e Engels.
Alternativa 2:
A educação no capitalismo é única, voltada para a burguesia, por isso, Marx era contra a participação dos trabalhadores em instituições de ensino capitalistas.
Alternativa 3:
Para Marx, a educação funciona como um paradoxo dentro da sociedade capitalista: é tanto um elemento de manutenção da hierarquia social, quanto uma ferramenta de emancipação.
Alternativa 4:
Marx valorizava uma educação dividida entre burguesia e proletários, pois argumentava que para sair da alienação os operários necessitavam de uma formação mais completa, voltada para a reflexão
Alternativa 5:
Enquanto o capitalismo promovia uma educação politécnica aos operários, Marx defendia a necessidade de um educação mais básica para os mesmo, para que assim tivessem mais tempo dedicado ao combate à burguesia.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
resposta 1
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás