Respostas
Resposta:
amor-perfeito;
arco-íris;
beija-flor;
bem-me-quer;
cachorro-quente;
cavalo-marinho;
couve-flor;
guarda-roupa;
guarda-chuva;
peixe-espada;
roda-viva;
saca-rolhas;
segunda-feira;
água-de-colônia:
chapéu de chuva;
cor-de-rosa;
fim de semana;
pé-de-meia;
pé de moleque;
girassol.
Explicação:
Composição é o processo linguístico que permite a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio.
Existem dois tipos de composição:
composição por justaposição;
composição por aglutinação.
Justaposição
Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.
Muitas palavras compostas por justaposição são ligadas através do hífen. Contudo, o hífen é apenas uma convenção ortográfica, uma vez que os compostos por justaposição podem ser escritos unidos ou sem o hífen.
O Novo Acordo Ortográfico e as palavras compostas por justaposição
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.
Exemplos com hífen:
segunda-feira;
arco-íris;
decreto-lei;
ano-luz;
guarda-chuva;
…
Não deverá ser utilizado hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
Exemplos sem hífen:
fim de semana;
dia a dia;
sala de jantar;
cão de guarda;
cor de vinho;
café com leite;
à toa;
…
Serão exceções a esta regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará e à queima-roupa.
Justaposição X Aglutinação
Contrariamente à composição por justaposição, na composição por aglutinação ocorre a alteração dos elementos formadores da palavra. Estes perdem a sua autonomia fonológica e ortográfica, havendo uma fusão dos mesmos.