A Igreja Católica elaborou um conjunto de medidas que visavam conter o crescimento da Reforma
Protestante. Cite e explique essas medidas. me ajudem por favor é pra daqui a pouco
Respostas
Resposta:
Foram diversas medidas para conter a expansão protestante, desde regras morais aos clérigos, como o celibato (os membros da igreja não poderem casar), uma vida mais humilde de seus integrantes, apoio a ordens religiosas mendicantes que pregavam o trabalho, a obra assistencial aos pobres e doentes. Também regularizou o Tribunal do Santo Oficio que existia desde a Idade Média e servia para julgar “crimes” religiosos, ou seja, idéias e práticas que são contraditórias as idéias da Igreja Católica.
Mas entre 1545 à 1563, o Papa Paulo III (1468-1549) realizou o Concílio de Trento onde foram tomadas mais medidas de reformar a Igreja Católica e combater o protestantismo. E as principais foram: A criação do Index Librarum Proibitorum , uma lista de livros proibidos, entre eles as Bíblias traduzidas de teólogos, escritos de Lutero e Calvino, o livro O elogio da loucura, do humanista católico Erasmo de Roterdam (1469-1536), e muitos outros. Também reafirmou os dogmas da Igreja como a transubstanciação (a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue), celibato clerical e manter os sacramentos.
E surgia a Ordem dos Inacianos ou Companhia de Jesus dos padres jesuítas, fundada por Inácio de Loyola (1491-1556), que possuía um regime militar em que os padres jesuítas sairiam pelos novos continentes para difundir a fé Católica. Eles foram responsáveis pela vastidão do catolicismo nas colônias de Portugal, da Espanha e da França.
O Tribunal do Santo Ofício também chamado de Santa Inquisição usou muito da tortura, morte ou ameaças aos “inimigos” da Igreja, na Espanha, Portugal, Itália e França a Inquisição foi mais ativa. Mas é bom lembrar que no meio dos protestantes era comum enforcar mulheres acusadas de bruxaria, adultério ou fornicação, foi o caso das Bruxas de Salem nos Estados Unidos em 1692, onde mulheres foram queimadas em fogueiras. Ou seja, a violência religiosa não é exclusiva de uma única religião.